Últimos dias para entrega de documentos do CNH Social
O Detran/AC alerta que o prazo para entrega de documentos dos convocados na modalidade Urbana do CNH Social 2025 termina em 22 de agosto.
Foto: Divulgação
O CNH Social do Acre está em sua fase final de convocação para os candidatos da modalidade Urbana. O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) alertou os contemplados sobre o prazo limite para a entrega da documentação exigida, que termina na próxima sexta-feira, 22 de agosto. A lista com os nomes dos 1.849 aprovados foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 11 de agosto, estabelecendo o período de 10 dias úteis para apresentação dos documentos.
O programa, que promove a inclusão social por meio da concessão de carteiras de habilitação gratuitas, já beneficiou milhares de acreanos e segue sendo uma das principais iniciativas do Detran/AC em 2025.
Leia também:
Prazo e instruções para apresentação dos documentos
Os convocados devem procurar a sede do Detran em Rio Branco ou uma das representações da autarquia nos municípios do interior. Para aqueles que moram em localidades sem unidade física, a entrega pode ser feita por e-mail, através do endereço: detrancnhsocial@gmail.com.
A presidente do Detran/AC, Taynara Martins, reforça que o prazo deve ser respeitado para garantir o benefício:
“Estamos realizando as convocações por modalidade, facilitando o atendimento e dando tempo suficiente para que os contemplados organizem sua documentação. É fundamental que todos fiquem atentos aos prazos para não perderem essa oportunidade”, destacou.
A atenção às instruções do Detran é essencial, pois a perda do prazo implica a desclassificação automática do candidato, abrindo espaço para que outra pessoa seja beneficiada pelo programa.
Depoimentos de quem será beneficiado pelo CNH Social
Entre os aprovados, estão histórias de pessoas que veem o CNH Social como uma oportunidade de transformação pessoal e profissional.
Raimunda Vieira, diarista de 49 anos, moradora da Cidade do Povo, comemorou a conquista de sua primeira habilitação. Ela compartilhou a expectativa de melhorar sua mobilidade e ampliar suas oportunidades de deslocamento:
“Eu tinha fé de que receberia essa bênção, pois era um sonho. Pretendo, inicialmente, ter uma moto e, futuramente, quem sabe um carro. Isso vai facilitar minhas visitas à família, à igreja e me permitirá participar mais da comunidade”, contou.
Já Edson Oliveira, estudante universitário da Vila Acre, foi contemplado com a adição da categoria A, pois já possui a categoria B. Para ele, a oportunidade abre portas para novos meios de transporte e até possibilidades profissionais:
“O programa CNH Social vai me proporcionar tirar a carteira de moto, o que facilitará minha mobilidade, principalmente para os estudos. Além disso, a moto é mais acessível que um carro e pode ajudar em oportunidades de trabalho”, comentou.
Esses relatos mostram como o CNH Social não apenas fornece habilitação, mas também contribui para inclusão social e acesso a novas oportunidades de emprego e educação.
Impacto e importância do CNH Social no Acre
O CNH Social é considerado o maior programa de inclusão do Detran/AC. Em 2025, serão beneficiadas 5 mil pessoas em todo o estado, e até o final de 2026, o governo prevê a entrega de mais de 22 mil carteiras de habilitação.
O programa tem como objetivo facilitar o acesso à primeira habilitação ou à ampliação de categorias para aqueles que não possuem condições financeiras de arcar com os custos completos de um processo tradicional de habilitação. Além de estimular a mobilidade, a iniciativa contribui para a independência e inclusão social dos participantes.
Gostou deste conteúdo? Siga o Melhor Investimento nas redes sociais: