Consulta ao 2º lote da restituição do Imposto de Renda 2025 será liberada na segunda-feira (23)
A Receita Federal abre, em 23 de junho, a consulta ao 2º lote da restituição do Imposto de Renda 2025.

A Receita Federal anunciou que a consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2025 estará disponível a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de junho, às 10h. O crédito será depositado diretamente na conta bancária do contribuinte a partir do dia 30 de junho. Essa nova fase de pagamentos contempla mais de 6,5 milhões de brasileiros, incluindo contribuintes prioritários e pessoas que corrigiram pendências de anos anteriores.
Com um total de R$ 11 bilhões a serem devolvidos, o segundo lote representa um passo importante no cronograma de restituições do IRPF 2025, que vai até setembro. Saiba a seguir quem tem direito, como consultar sua restituição e o que fazer em caso de erro ou pendência.
Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda 2025 neste segundo lote?
Neste segundo pagamento da restituição do Imposto de Renda 2025, a Receita Federal contemplará tanto contribuintes que entregaram a declaração com antecedência, quanto grupos considerados prioritários por lei. Serão atendidas mais de 6,5 milhões de pessoas, com um volume de R$ 11 bilhões em créditos bancários.
Dentre os beneficiados prioritários estão:
- Idosos com mais de 80 anos (148.090 contribuintes);
- Pessoas entre 60 e 79 anos (1.044.585 contribuintes);
- Contribuintes com deficiência física ou mental, ou com doenças graves (91.363);
- Trabalhadores cuja principal fonte de renda é o magistério (496.650);
- E mais de 4,7 milhões de pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via PIX.
Além desses, também serão pagas restituições residuais de declarações de anos anteriores que foram retificadas ou liberadas após análise da Receita.
Calendário da restituição do IR 2025: confira as datas
A devolução do imposto retido na fonte será feita em cinco etapas, conforme calendário oficial da Receita Federal. Abaixo, confira todas as datas previstas:
- 1º lote: 30 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Quem entregou a declaração logo no início do prazo — que começou em 17 de março — e utilizou o modelo pré-preenchido ou escolheu receber via PIX tem mais chances de aparecer entre os primeiros lotes.
Como consultar se sua restituição está no segundo lote
Para verificar se está entre os contemplados no segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2025, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e seguir os passos:
- Entre em gov.br/receitafederal;
- Acesse a área “Meu Imposto de Renda”;
- Clique em “Consultar a Restituição”.
A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para smartphones e tablets, que permite acesso direto às informações da declaração, inclusive pendências que possam impedir o pagamento.
Se houver alguma inconsistência, o contribuinte pode fazer a retificação da declaração e acompanhar a liberação nos lotes seguintes.
O que fazer se caiu na malha fina
Durante a consulta, é possível verificar se a declaração foi retida na chamada malha fina, o que impede o pagamento imediato da restituição. Para isso, o contribuinte deve acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) e consultar o Extrato da DIRPF:
- Acesse o site da Receita e entre no e-CAC com código de acesso ou certificado digital;
- Vá até a aba “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
- Clique em “Processamento” e, depois, em “Pendências de Malha”.
Caso haja pendência, será necessário corrigir os dados ou apresentar comprovantes para que a restituição seja liberada.
Dados bancários incorretos? Veja como reagendar o crédito
A Receita Federal só realiza depósitos em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Se os dados bancários estiverem incorretos ou se houver algum problema com a conta indicada, o pagamento não será efetuado.
Nesse caso, é possível solicitar o reagendamento do crédito em até um ano, por meio do Portal BB (Banco do Brasil) ou pelos telefones:
- 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
- 0800-729-0001 (demais localidades);
- 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos).
Para realizar o reagendamento, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.