Raízen (RAIZ4) lidera alta do Ibovespa com venda estratégica de ativos solares
As ações da Raízen (RAIZ4) lideraram as altas do Ibovespa nesta quarta-feira, impulsionadas pela venda de projetos de usinas solares para o fundo Patria Infra Core FIP.
Raízen (RAIZ4) lidera alta do Ibovespa com venda estratégica de ativos solares
Nesta quarta-feira (21), as ações da Raízen (RAIZ4) se destacaram como uma das poucas altas no Ibovespa, fechando em forte valorização de 5,95%, cotadas a R$ 1,78. O movimento positivo reflete a continuidade do processo de reestruturação da companhia, que avançou na venda de mais um grupo de usinas solares distribuídas, demonstrando foco em sua estratégia de simplificação e fortalecimento financeiro.
Leia também: Auxílio-doença: regras, cálculo, valor e como solicitar o benefício
Raízen (RAIZ4) acelera reestruturação com venda de ativos de energia solar
A Raízen Energia, joint venture entre Shell e Cosan, deu mais um passo importante na sua transformação financeira ao vender um conjunto de projetos de usinas solares distribuídas (GD) para uma subsidiária do fundo Patria Infraestrutura Energia Core Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura (Patria Infra Core FIP). A transação está atualmente em análise pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão responsável por avaliar possíveis impactos concorrenciais.
Essa operação reforça o movimento da companhia em direcionar seus esforços e recursos para o core business, que inclui a produção de açúcar, etanol e bioenergia, além da distribuição de combustíveis, sua área tradicional e mais rentável. Na semana anterior, a Raízen já havia fechado a venda da usina de Leme, localizada em São Paulo, para a Ferrari Agroindústria S.A. e a Agromen Sementes Agrícolas Ltda, por R$ 425 milhões.
O processo de reestruturação da Raízen (RAIZ4)
Com elevados níveis de endividamento e uma necessidade contínua de capex (investimentos em infraestrutura), a Raízen passou a implementar um plano robusto de reestruturação para melhorar seu desempenho financeiro e operacional. Essa reestruturação vem sendo conduzida sob a liderança do CEO Nelson Gomes, que tem priorizado a simplificação do portfólio e a concentração nos negócios centrais da empresa.
Entre as principais medidas adotadas estão a significativa redução dos investimentos em projetos fora do core business, a maximização do valor da produção de açúcar e etanol e a otimização da originação e distribuição de combustíveis para sua extensa rede de postos no Brasil. Essas mudanças também envolvem uma revisão cultural interna, com a implementação de políticas rigorosas de controle de custos e aumento da eficiência operacional.
Impacto e perspectivas para o mercado e investidores
Segundo Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus, a estratégia adotada pela Raízen (RAIZ4) pode ser determinante para a melhora consistente do desempenho da empresa no médio e longo prazo. A venda dos ativos solares para o Patria Infra Core FIP é vista como um passo importante para aliviar o endividamento e permitir uma melhor alocação de capital.