Nesta quinta-feira (13), a ExpoMag, no Rio de Janeiro, recebe o Smart Summit 2025, um dos principais eventos do setor financeiro. O encontro reúne especialistas, investidores e entusiastas para debater as tendências e inovações do mercado, com destaque para temas como digitalização, inteligência artificial e, claro, criptomoedas.

Entre as os diversos temas abordados no evento, discutiu-se o potencial das Stablecoins, evidenciando como esses ativos não apenas podem, mas já estão transformando a maneira como as transações internacionais são realizadas.

Stablecoins como aliadas das transações globais

Na palestra, protagonizada por grandes nomes do mercado de Stablecoin, os analistas criticaram os entraves das transações internacionais, destacando desafios como burocracia, custos elevados e longos prazos de liquidação.

Os analistas defenderam a ideia de que as Stablecoins representam uma solução eficiente para os desafios das transações internacionais. Segundo eles, esses ativos digitais funcionam como uma ponte capaz de reduzir burocracias, diminuir custos e acelerar os processos, tornando as transferências mais rápidas, acessíveis e seguras.

Para ilustrar a eficiência das Stablecoins, Márlyson Silva, CEO da Transfero, compartilhou um caso real. Ele contou sobre um jogador de futebol que enfrentava dificuldades para enviar dinheiro à mãe devido às altas taxas cobradas pelos meios tradicionais. Como solução, Silva sugeriu que ele comprasse Tether

O resultado, segundo ele, foi surpreendente: em pouco tempo, o valor já estava na conta da mãe, e, em vez de arcar com uma taxa de 15%, como seria comum em métodos convencionais, ele pagou apenas 3%. “Isso aconteceu na quinta-feira. Na sexta, já tínhamos quatro outros jogadores interessados em fazer o mesmo”, ressaltou o executivo.

El Salvador e o universo cripto  

A relação entre stablecoins e El Salvador tem sido bastante significativa nos últimos anos. Em 2021, El Salvador se tornou o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda de curso legal. Essa decisão foi parte de uma estratégia maior do presidente Nayib Bukele para modernizar a economia do país e atrair investimentos no setor de criptomoedas.

Uma das principais empresas de stablecoins, a Tether, recentemente anunciou que transferirá sua sede para El Salvador. A Tether é a emissora da stablecoin USDT, que mantém uma relação de um para um com o dólar americano.

Segundo Silva, o país “já enxerga o futuro dos ativos digitais”. Em contraposição com Brasil, que ainda enfrenta desafios para adoção e regulação do mundo cripto. Para Rocelo Lopes, CEO da Truther, as stablecoins representam a solução ou a “ponte” frente aos bancos tradicionais. 

Palestrantes

Palestra Stablecoins Smart Summit 2025

Para tratar sobre o como as stablecoins estão reinventando as transações internacionais, o Smart Summit 2025 contou com a presença de nomes de peso:

  • Evandro Caciano – Diretor de operações na Trade Finance e professor. Gestor financeiro com mais de 15 anos de experiência em bancos, corretoras e fintechs, com pós-graduação em comércio exterior pela Unicamp e professor na Abracam, Febraban e GMS.
  • Rocelo Lopes – CEO da Truther. Especialista em criptoeconomia e criador da tecnologia SWAPX e do app Truther. Atua no mercado de criptomoedas desde 2013 e dissemina conhecimento sobre blockchain, tokenização e segurança em transações com criptomoedas.
  • Márlyson Silva – CEO da Transfero. Possui mais de duas décadas de experiência em diversos setores, incluindo consultoria de TI, bancos, seguros, pagamentos eletrônicos e tecnologia blockchain.
  • Leandro Noel – COO da BRLA Digital. Foi fundador e Head de Pesquisa na Ada Capital. Anteriormente, cofundou a Athon Energia, empresa de energia renovável. Iniciou sua carreira como analista de investimentos na divisão de Private Equity do Pátria Investimentos. É formado em Engenharia Civil-Aeronáutica pelo ITA.
  • Silvio Pegado – Managing Director of Latin America for Ripple. Supervisiona o crescimento dos negócios da Ripple na América Latina. Possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de produtos, operações e construção de parcerias estratégicas, com passagens por empresas como Google e Twitter.
Lucas Machado

Redator e psicólogo com mais de 3 anos de experiência na produção de artigos e notícias sobre uma ampla gama de temas. Suas áreas de interesse e expertisse incluem previdência, seguros, direito sucessório e finanças, em geral. Atualmente, faz parte da equipe do Melhor Investimento, abordando uma variedade de tópicos relacionados ao mercado financeiro.