O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, declarou nesta quarta-feira (30) que o Pix por aproximação — uma nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos — estará disponível em breve no Brasil. Ele adiantou que o lançamento será realizado em parceria com o Google.

Campos Neto esclareceu, no entanto, que a ferramenta não estará completamente operacional na próxima semana, como alguns veículos chegaram a noticiar.

 “Não é que tudo vai estar funcionando na semana que vem, mas vai estar funcionando muito em breve”, afirmou durante palestra no 7º Encontro Nacional da ANFIDC (Associação Nacional dos Participantes em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios Multicedentes e Multissacados), realizado em São Paulo.

A nova funcionalidade permitirá que usuários realizem pagamentos por aproximação diretamente com carteiras digitais em seus celulares, algo que já ocorre hoje em transações com cartões.

Durante sua apresentação, o presidente do BC destacou ainda o reconhecimento da marca Pix, celebrando uma recente notícia que aponta o sistema como a marca mais reconhecida do Brasil, abrangendo todos os segmentos.

Por fim, ele explicou que, por conta do “período de silêncio” do Comitê de Política Monetária (Copom) — em função da reunião prevista para a próxima semana —, evitou comentar sobre política monetária e assuntos macroeconômicos.