O ex-presidente e candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma declaração polêmica no domingo (06), sugerindo que as eleições no país poderiam deixar de acontecer caso a candidata democrata, Kamala Harris, vença o pleito presidencial. 

Em um discurso para eleitores em Wisconsin, Trump alertou que uma vitória democrata poderia resultar em um impacto devastador para o país, especialmente nas áreas de políticas econômicas e imigração.

Neste contexto, Trump afirmou que “algumas pessoas dizem que nunca mais haverá eleições” e, embora tenha atribuído essa fala a terceiros, ressaltou que ele próprio “conseguia ver isso acontecendo”. 

Vale lembrar que Trump já havia feito declarações semelhantes anteriormente. Em julho, durante um encontro com cristãos conservadores, ele sugeriu que os americanos poderiam não precisar mais votar após quatro anos, mas condicionou essa possibilidade à sua vitória, dizendo “nós consertaremos tudo tão bem que você não precisará votar novamente”. 

Elon Musk, presente em um comício de Trump no sábado (05), fez um comentário semelhante, afirmando que se os eleitores não fossem às urnas, essa poderia ser “a última eleição” nos Estados Unidos.