Até julho, a corrida presidencial dos Estados Unidos parecia estar definida, com Joe Biden enfrentando Donald Trump. No entanto, após um debate desastroso para Biden, o ex-presidente desistiu da reeleição, permitindo que Kamala Harris assumisse a candidatura democrata.

Com a participação de Harris, novas incertezas surgiram sobre quem ocupará a Casa Branca em 2025. E é neste cenário que hoje (10), um debate decisivo será realizado, já que pode ser a única oportunidade para Harris e Trump se enfrentarem diretamente antes das eleições de 5 de novembro.

Isso porque, até o momento, não existem outros eventos agendados com ambos os candidatos até a eleição. Portanto, esta terça-feira é a chance perfeita para tentar definir o cenário eleitoral norte-americano. 

De acordo com o levantamento do The New York Times publicado no último domingo (08), Donald Trump enfrentará o desafio de conter o crescimento de Kamala Harris, que tem avançado nas pesquisas e está empatada com o republicano. 

É importante destacar que, embora as pesquisas mostrem um empate, as eleições presidenciais nos EUA são decididas pelo Colégio Eleitoral, onde Trump tem uma pequena vantagem. Além disso, com uma campanha mais curta, Harris terá o desafio de conquistar eleitores a apenas 57 dias das eleições.

Como assistir ao debate?

O debate de 90 minutos terá início às 22h (horário de Brasília) na ABC News. No Brasil, será transmitido pela CNN Brasil e pela GloboNews. 

Nos Estados Unidos, o evento poderá ser acompanhado ao vivo pela ABC News Live, Disney+ e Hulu, com outras redes, como a Bloomberg Television, também transmitindo simultaneamente. 

Em relação aos moderadores, os escolhidos foram os jornalistas da ABC David Muir e Linsey Davis e não terá a presença de público.

O debate será realizado no National Constitution Center, na Filadélfia, uma escolha estratégica, já que a cidade está localizada na Pensilvânia, um Estado-pêndulo fundamental na corrida eleitoral.

Vale explicar que Estados-pêndulos são as regiões que têm o potencial de decidir o resultado no Colégio Eleitoral.

Regras do debate

O debate entre Kamala Harris e Donald Trump seguirá regras específicas: nenhum dos candidatos fará discursos iniciais ou comentários de abertura. Em vez disso, a sessão começará diretamente com as perguntas e respostas.

Cada candidato terá dois minutos para responder a uma pergunta, além de dois minutos adicionais para tréplica e um minuto extra para comentários, esclarecimentos ou respostas adicionais.

Os questionamentos serão feitos exclusivamente pelos moderadores, David Muir e Linsey Davis, da ABC News. Durante a resposta de um candidato, o microfone do oponente estará desligado, uma regra que Kamala Harris tentou mudar.

A estratégia de Harris é desgastar a imagem de Trump, conhecido por suas interrupções e gritos, enquanto sua experiência na Justiça pode ser uma vantagem nos embates. No entanto, Trump ameaçou não participar do debate se a regra fosse alterada, acusando os democratas de quererem mudar as regras acordadas.

Durante o debate, os candidatos não poderão usar anotações pré-preparadas, mas terão acesso a uma caneta, um bloco de notas e água. Além disso, os assessores dos participantes não poderão se comunicar com eles durante os dois intervalos programados.

Ao final do debate, tanto Kamala Harris quanto Donald Trump terão dois minutos cada para suas declarações finais. Um sorteio prévio determinou que o candidato republicano fará seu pronunciamento por último.