Lula decola do México após troca de aeronave por problema técnico
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) informou que o presidente deve chegar à capital brasileira por volta das 10h30, após uma escala no Panamá para reabastecimento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decolou por volta da meia-noite desta quarta-feira (02) da Cidade do México com destino a Brasília, após enfrentar problemas técnicos com a aeronave presidencial, que sobrevoou o espaço aéreo mexicano por cerca de 5 horas.
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) informou que o presidente deve chegar à capital brasileira por volta das 10h30, após uma escala no Panamá para reabastecimento.
O governo brasileiro relatou que Lula partiu no avião reserva da presidência, após a aeronave principal, o VC-1, apresentar falhas técnicas. O presidente havia decolado do México na tarde de ontem, mas logo após o voo, um problema foi identificado. Uma das hipóteses levantadas foi a possível colisão de um pássaro no motor, embora essa suspeita ainda não tenha sido confirmada.
Para garantir um pouso seguro, a aeronave presidencial permaneceu horas voando em círculos no espaço aéreo mexicano, consumindo combustível.
Entre os integrantes da comitiva estavam a primeira-dama Janja da Silva, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o economista Gabriel Galípolo, indicado à presidência do Banco Central.
O avião pousou em segurança às 22h16, quando foi realizada a troca de aeronave. O pouso foi confirmado pelo Planalto nas redes sociais.
“O avião que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e parte da delegação brasileira acaba de pousar em segurança no México após apresentar problema técnico.”
Lula esteve no México para a posse de Claudia Sheinbaum
O presidente embarcou no último domingo (29) para o México, para acompanhar a cerimônia de posse de Claudia Sheinbaum como nova presidente do país, que ocorreu no dia 1º de outubro.
A viagem foi marcada poucos dias após o retorno de Lula dos Estados Unidos, onde participou da Assembleia Geral da ONU em Nova York.
Sheinbaum, aliada do atual presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, tem 61 anos e venceu as eleições com cerca de 60% dos votos, tornando-se a primeira mulher a liderar o México.
Esta foi a terceira visita oficial de Lula ao México como presidente, após viagens anteriores em 2003 e 2007. Em 2023, o comércio bilateral entre Brasil e México atingiu US$ 14,1 bilhões, o maior valor já registrado, representando um aumento de 14% em relação a 2022.
Vale destacar que o México foi o quinto principal destino das exportações brasileiras no ano, de acordo com dados da Apex Brasil.