A Vale (VALE3) e a Apollo anunciaram na última terça-feira (06) a formação de uma joint venture relacionada ao Vale Oman Distribution Center (VODC), um centro integrado de blending e distribuição de minério de ferro com capacidade nominal de 40 milhões de toneladas por ano (Mtpa).

De acordo com o fato relevante divulgado pela Vale, o VODC opera um terminal marítimo em Sohar, Omã. Pelos termos do acordo, a Apollo investirá um total de US$ 600 milhões para adquirir uma participação de 50% na joint venture. 

A conclusão do acordo está prevista para o segundo semestre de 2024, dependendo das aprovações regulatórias habituais. É importante destacar que a Vale manterá 100% de participação na Vale Oman Pelletizing Company (VOPC), que não faz parte da joint venture.

JCP da Vale (VALE3) estão mantidos com o mesmo valor por ação

Na última sexta-feira, a Vale confirmou que os juros sobre capital próprio (JCP) da empresa permanecerão com o mesmo valor por ação, já que não houve alteração no número de ações em circulação. 

Dessa maneira, o valor final bruto de remuneração será de R$ 2,093798142 por ação, com pagamento agendado para 4 de setembro de 2024, de acordo com o fato relevante divulgado anteriormente, no dia 25 de julho.

A mineradora também informou que as demais datas e informações permanecem inalteradas. A data de corte foi considerada hoje, com o pagamento programado para 4 de setembro. 

Já a record date para os detentores de American Depositary Receipts (ADRs) negociados na bolsa de valores de Nova York será no dia 5 de setembro, com o pagamento sendo efetuado a partir de 11 de setembro.