A Suzano (SUZB3), empresa brasileira do setor de celulose e papel, anunciou a conclusão da compra da totalidade da participação societária nas empresas Timber VII SPE S.A. e Timber XX SPE S.A., gerenciado pelo BTG Pactual Timberland Investment Group, LLC.

Segundo informado pela Suzano, a aquisição foi avaliada em R$ 2,122 bilhões e finalizada após o cumprimento de todas as condições precedentes e a realização dos atos de fechamento estabelecidos nos contratos de compra e venda, assinados em 23 de dezembro de 2023.

Além disso, o comunicado também reportou que as empresas adquiridas possuem 70 mil hectares de terras em Mato Grosso do Sul, dos quais 50 mil são “úteis” e em parte plantados com eucaliptos de variadas idades.

Suzano compra norte-americana Pactiv Evergreen

Em julho, a empresa também anunciou a compra de ativos essenciais da companhia norte-americana Pactiv Evergreen Inc. e suas afiliadas, todas localizadas nos Estados Unidos.

A operação inclui a compra das fábricas integradas de papelcartão revestido e não revestido localizadas em Pine Bluff, Arkansas, e Waynesville, Carolina do Norte. O valor total da transação é de US$ 110 milhões.

Os ativos possuem instalações com uma capacidade total de aproximadamente 420.000 toneladas métricas anuais, que são fundamentais para a produção de Liquid Packaging Board e Cupstock.

Quanto aos detalhes da aquisição, foi definido que a Suzano pagará em dinheiro, à vista, no fechamento do acordo, sujeita aos ajustes de preço habituais. Logo, a conclusão da compra depende da verificação de condições precedentes comuns a esse tipo de operação, incluindo a aprovação por autoridade concorrencial estrangeira.

Fora isso, no fechamento da operação a Suzano e a Pactiv celebrarão um contrato de serviços de transição, onde a Pactiv prestará serviços para a Suzano nos ativos adquiridos, e um contrato de fornecimento de longo prazo, estabelecendo a empresa nacional como fornecedora dos produtos atualmente produzidos em Pine Bluff para a Pactiv.

Vale lembrar que, no fim do mês de junho, a Suzano anunciou a desistência da aquisição da International Paper. A companhia brasileira explicou que atingiu o que considera ser o preço máximo para que a transação gerasse valor, sem o engajamento da outra parte.

“Portanto, em cumprimento ao seu compromisso com a disciplina de capital, a Suzano informa que não continuará buscando uma transação envolvendo a aquisição da International Paper”, informou a empresa.