O grupo europeu EssilorLuxottica, líder mundial no setor óptico e dono de marcas como Oliver Peoples, Ray-Ban, Oakley e Persol, comunicou nesta quarta-feira (17) a compra da marca de streetwear Supreme por US$ 1,5 bilhão em dinheiro.

Popular entre skatistas e entusiastas do hip-hop, a Supreme conseguiu furar a bolha e alcançar jovens que buscam um visual mais casual, ganhando o status de marca cool. A transação deve ser concluída até o final do ano fiscal, após as aprovações regulatórias necessárias.

Antes de ser adquirida pelo grupo europeu, a Supreme pertencia ao VFC Group, líder global em vestuário, calçados e acessórios de estilo de vida. Atualmente, a Supreme opera um negócio digital e possui 17 lojas nos Estados Unidos, Ásia e Europa.

Através de um comunicado, Francesco Milleri, presidente e CEO da Luxottica, e Paul du Saillant, vice-presidente executivo da empresa, destacaram a importância de incorporar a Supreme ao portfólio da companhia. 

“Ela se alinha perfeitamente com nossa jornada de inovação e desenvolvimento, oferecendo-nos uma conexão direta com novos públicos, linguagens e criatividade”, afirma o texto.

Além disso, os executivos da EssilorLuxottica elogiaram a identidade única da marca Supreme, destacando sua abordagem comercial totalmente direta e a experiência do cliente, que será preservada. “A Supreme terá seu próprio espaço dentro de nosso portfólio de marcas domésticas e complementará nosso portfólio licenciado”, declararam.

Por sua vez, Bracken Darrell, presidente e CEO da VF, mencionou que a Supreme expandiu sua presença nos principais mercados da China e da Coreia do Sul, retomando um forte crescimento.

“No entanto, dado o modelo de negócios distinto da marca e o modelo integrado da VF, nossa revisão estratégica de portfólio concluiu que há sinergias limitadas, tornando a venda um próximo passo natural”, explicou Darrell.