A fabricante de aeronaves elétricas Eve levantou 94 milhões de dólares em um aumento de capital junto a investidores que incluem a Embraer (EMBR3), sua controladora, e a japonesa Nidec, informou a companhia nesta segunda-feira (01).

O objetivo da Eve, através da medida, é apoiar o desenvolvimento de sua aeronave eVTOL e inclui a emissão e venda de 23,5 milhões de ações a 4 dólares cada. Por sua vez, a Nidec disse em um comunicado separado que seu investimento totalizará 20 milhões de dólares.

Johann Bordais, presidente-executivo da Eve, afirmou à Reuters no mês de junho que a empresa levantaria recursos em breve para financiar seu “táxi voador” até sua certificação, prevista para 2026.

Embraer (EMBR3) busca M&A nos EUA para avançar na área de defesa

Em junho, noticiamos aqui no Portal Melhor Investimento que a fabricante brasileira de aeronaves Embraer está intensificando seus esforços para se tornar uma parceira estratégica do governo dos Estados Unidos (EUA) na área de defesa, com o objetivo de introduzir seu cargueiro C-390 no mercado norte-americano.

Vale ressaltar que esse modelo, que entrou em operação em 2019, possui atualmente apenas seis unidades em atividade.

Para atingir esse objetivo, a empresa brasileira está ampliando sua estrutura nos Estados Unidos e considerando fusões e aquisições (M&A) para consolidar seu plano, conforme explicou João Bosco da Costa Jr., chefe de defesa da Embraer, durante um evento na fábrica de defesa da empresa.

Durante uma entrevista ao Brazil Journal, Costa Jr. ressaltou que uma aquisição nos EUA é considerada essencial, já que o governo americano tende a fechar contratos de defesa apenas com empresas nacionais. Portanto, a Embraer está analisando diversas companhias do setor de aviação, desde fabricantes de peças até empresas especializadas em sistemas, como parte dessa estratégia.

Gabryella Mendes

Redatora do Melhor Investimento.