A Natura&Co (NTCO3) tomou uma decisão estratégica importante ao encerrar seu programa de ADRs (American Depositary Receipts) e cancelar o registro na SEC (Securities and Exchange Commission) dos EUA. Essa medida, anunciada nesta quarta-feira (10), visa aprimorar sua posição no mercado, mantendo sua listagem de ações ordinárias na B3.

A decisão, aprovada pelo conselho de administração da empresa, entrará em vigor em 7 de agosto de 2024. Essa movimentação não afetará a presença da empresa no mercado brasileiro. Mas tem implicações significativas nos Estados Unidos, onde ocorre o encerramento do programa de ADRs e o cancelamento do registro na SEC.

A empresa brasileira de cosméticos e produtos de beleza também rescindiu o contrato de depósito com o The Bank of New York Mellon, consolidando sua decisão de descontinuar sua presença nos mercados de capitais dos EUA.

A empresa pode ter alinhado essa decisão a suas estratégias financeiras, administrativas ou regulatórias, embora não tenha divulgado publicamente os motivos específicos.

O que é o programa de ADRs que a Natura&Co encerrou

Os American Depositary Receipts (ADRs) representam certificados de ações de empresas estrangeiras e estão em negociação nos Estados Unidos. Funcionam como uma forma de permitir que investidores americanos tenham acesso a empresas de outros países, cotadas em dólares, diretamente no pregão das bolsas americanas.

Instituições depositárias no exterior emitem esses recibos e os negociam em diferentes países da origem da empresa. No caso das empresas brasileiras, por exemplo, os ADRs representam ações negociadas nos Estados Unidos. O Conselho Monetário Nacional e a Comissão de Valores Mobiliários do Brasil regulamentam esses ADRs.

Eles podem ser de diferentes tipos, como patrocinados ou não patrocinados, e de diferentes níveis, determinando onde podem ser negociados. Investir em ADRs pode oferecer aos investidores americanos a vantagem de acesso a empresas estrangeiras em seu próprio mercado, sem necessidade de abrir contas em outros países.