A Vale (VALE3) atualizou recentemente a situação da barragem de Forquilha III, localizada em Ouro Preto, Minas Gerais. Após detectar, no dia 15 de março uma anomalia envolvendo o acúmulo de material sedimentado na saída do dispositivo de drenagem, a empresa tomou medidas para resolver a questão.

Para abordar esse problema, a empresa realizou uma reunião com representantes da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais, da Defesa Civil de Minas Gerais, das Defesas Civis municipais, da Agência Nacional de Mineração e da empresa de auditoria que assessora o Ministério Público de Minas Gerais nos dias 8 e 9 de abril de 2024. Durante a reunião, foram discutidas as medidas necessárias para lidar com a anomalia e garantir a segurança da estrutura e das comunidades circundantes.

A Vale reforçou que a barragem de Forquilha III faz parte de seu programa de descaracterização de barragens e que tem protocolos de emergência ativados desde 2019. Além disso, a empresa mantém uma estrutura de contenção na jusante da barragem desde 2021, capaz de conter seus rejeitos. A zona de autossalvamento da estrutura permanece evacuada, sem a presença de comunidades, assegurou a mineradora.