A Vale (VALE3) anunciou nesta segunda-feira que sua subsidiária norte-americana, a Vale USA, foi selecionada pelo Departamento de Energia do Governo dos Estados Unidos para iniciar negociações de concessão de um financiamento de até 282,9 milhões de dólares para desenvolver uma planta de briquetes no país.

Em comunicado ao mercado, a empresa explicou que o projeto visa estabelecer uma unidade industrial inovadora de briquetes de minério de ferro nos Estados Unidos, pioneira no uso do processo patenteado de aglomeração a frio de briquetes para a rota de redução direta. 

O projeto da Vale foi selecionado por meio de um mecanismo direcionado ao estímulo de tecnologias inovadoras, capazes de oferecer soluções em escala comercial para reduções significativas de emissões em setores de difícil abatimento.

Primeira planta do mundo foi inaugurada pela Vale 

Anunciado pela empresa em 2021, após quase duas décadas de desenvolvimento no Centro Tecnológico da Vale em Minas Gerais, o briquete é produzido por meio da aglomeração em baixa temperatura de minério de ferro de alta qualidade, utilizando uma solução tecnológica de aglomerantes que conferem ao produto final uma alta resistência mecânica.

A primeira planta de briquetes do mundo foi inaugurada pela Vale em 2023, em Vitória (ES).

De acordo com a Vale, “a seleção pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos representa um passo crítico para a validação da tecnologia proprietária de aglomeração a frio da empresa e seu potencial para entregar uma solução transformadora para descarbonizar o setor siderúrgico, e destaca a liderança da Vale e do Brasil no desenvolvimento de soluções de descarbonização para a indústria siderúrgica global”, conta a mineradora. 

Os briquetes de minério de ferro contribuem para o cumprimento do compromisso da Vale de reduzir suas emissões líquidas de escopo 3 em 15% até 2035. Além disso, a empresa busca reduzir suas emissões absolutas de escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050, em consonância com os objetivos do Acordo de Paris.