A Yduqs (YDUQ3) divulgou, na última quinta-feira, os resultados do quarto trimestre de 2023 (4T23), que foram considerados em linha com as expectativas de grande parte dos analistas.

Os dados atenderam às orientações propostas pela companhia para 2023 e demonstraram uma otimização de custos. No entanto, as ações registraram uma queda de 9,76% na sessão de sexta-feira, chegando a R$19,14.

Diversas explicações podem ser atribuídas a esse movimento. Alguns analistas ressaltaram que o guidance para 2024 foi considerado mais fraco do que o esperado, enquanto outros se concentraram nos efeitos não-recorrentes que, se considerados, resultaram em números abaixo das expectativas.

Especialistas da XP enxergam a Yduqs (YDUQ3) com otimismo

Segundo a análise da equipe de Research da XP, a Yduqs (YDUQ3) conseguiu evidenciar um aumento no ticket médio, com dados saudáveis em todas as três unidades de negócio (premium, digital e presencial). O guidance superou as projeções da corretora, assim como as estimativas de captação. A visão da XP continua otimista em relação ao nome, com uma indicação positiva de captações para os próximos trimestres e boas perspectivas para o setor.

Perspectiva da teleconferência

Em teleconferência de balanços, Eduardo Parente, CEO da companhia, afirma que as orientações prometidas pela Yduqs para 2023 foram cumpridas. Para 2024, a expectativa é de um aumento de 15 a 25% na captação do segmento presencial no primeiro semestre, gastos de capital (Capex, em inglês) estável comparado a 2023 (em R$470 milhões) e um crescimento de dois dígitos no lucro líquido no primeiro trimestre deste ano.

Ele segue, dizendo que “com a retomada da demanda que estamos observando, temos a expectativa de continuar na trajetória de preços (do presencial), superando a inflação”, conta. 

Em relação ao ensino a distância (EaD), Parente comenta que a empresa “observou um crescimento de receita de 24%, sendo que na graduação alcançamos 27%, e registramos captações muito relevantes durante o ano”. Além disso, o executivo expressou otimismo sobre a alavancagem operacional e enfatizou a intenção da empresa de mantê-la em um patamar baixo. “Desde o início da pandemia, temos focado muito mais na precificação no ensino presencial”, fala.

Por fim, a administração também apresentou detalhes sobre a jornada de transformação tecnológica, destacando o fortalecimento do ecossistema digital. Entre os destaques estão a implementação do sistema Salesforce e o aumento do engajamento dos alunos no aplicativo e no uso do EaD.