A Yduqs (YDUQ3) tem enfrentado dificuldades nos últimos trimestres, com suas ações acumulando uma queda de cerca de 50% no último ano. Em resposta a essa situação, a empresa anunciou um programa de recompra de ações no valor de até R$ 300 milhões, aprovado pelo conselho de administração.

Com essa operação, a Yduqs poderá adquirir mais de 31 milhões de ações, representando cerca de 10% do total. O programa teve início hoje (03) e terá duração de 18 meses, até 3 de março de 2026.

A notícia trouxe uma reação positiva do mercado, com as ações da companhia liderando as altas do Ibovespa nesta manhã, registrando valorização de 6,62% por volta das 12h40. 

Atualmente, a Yduqs, dona de instituições como a Estácio e o Ibmec, está avaliada em cerca de R$ 3 bilhões na B3.

Recompra da Yduqs: motivação

No caso da Yduqs, o programa de recompra tem como principal objetivo melhorar os retornos aos investidores, sinalizando que a administração considera as ações subvalorizadas.

Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa destacou que a operação visa “gerar valor para seus acionistas”. As aquisições serão feitas diretamente na B3, a preços de mercado, e as ações compradas poderão ser mantidas em tesouraria, canceladas ou alienadas futuramente.

Para conduzir o processo de recompra, a Yduqs indicou como intermediários o Itaú, BTG Pactual, Santander, XP Investimentos e Credit Suisse.

Gabryella Mendes

Redatora do Melhor Investimento.