Prazo final para saque do abono salarial Pis-Pasep se encerra nesta quinta-feira (28)
Encerra-se nesta quinta-feira (28) o prazo para que os trabalhadores realizem o saque do abono salarial referente a 2023. O benefício é destinado a todos os cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Os beneficiários aptos a receber são aqueles que tiveram vínculo empregatício […]

Encerra-se nesta quinta-feira (28) o prazo para que os trabalhadores realizem o saque do abono salarial referente a 2023. O benefício é destinado a todos os cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Os beneficiários aptos a receber são aqueles que tiveram vínculo empregatício com carteira assinada no setor privado (no caso do PIS) ou que foram servidores públicos, com rendimentos de até dois salários mínimos, e que foram inscritos no programa por um período mínimo de cinco anos (no caso do Pasep).
Para efetuar o saque, basta acessar o aplicativo FGTS, pertencente ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e solicitar o valor disponível. O procedimento de solicitação e saque pode ser realizado por meio do aplicativo, dispensando a necessidade de comparecer a uma agência bancária pessoalmente.
O usuário deve selecionar a opção “Você possui saque disponível” no aplicativo, clicar em “Solicitar o saque do PIS/Pasep”, escolher a modalidade de retirada desejada e confirmar o saque após verificar a precisão do valor.
O crédito em conta é realizado sem encargos, enquanto o saque presencial autoriza a retirada em espécie. Em casos de falecimento do titular da conta, os herdeiros ou beneficiários têm a permissão para efetuar o saque.
Para os cadastrados no Pasep, é possível verificar a existência de valores a receber no site do Banco do Brasil. Para correntistas, o crédito é direcionado automaticamente para a conta. Já os clientes de outras instituições bancárias podem transferir o montante por meio de TED, utilizando o Portal de Serviços para o Cidadão e fazendo login no Gov.br. A operação deve ser realizada com conta prata ou ouro, selecionando a opção “Receber abono salarial” e fornecendo os dados pessoais necessários.
Veja também:
8 indicadores econômicos para se atentar na hora de investir