Presidente do Banco do Brasil figura na lista da Forbes de mulheres mais poderosas do mundo em 2023
Na última quarta-feira (6), a paraibana Tarciana Medeiros, atual líder do Banco do Brasil (BBAS3), alcançou destaque global ao ser eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo, conforme divulgado pela prestigiada Revista Forbes dos Estados Unidos. Natural de Campina Grande, Tarciana conquistou a 24ª posição em uma lista que contempla 50 mulheres influentes, sendo […]

Na última quarta-feira (6), a paraibana Tarciana Medeiros, atual líder do Banco do Brasil (BBAS3), alcançou destaque global ao ser eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo, conforme divulgado pela prestigiada Revista Forbes dos Estados Unidos. Natural de Campina Grande, Tarciana conquistou a 24ª posição em uma lista que contempla 50 mulheres influentes, sendo a única representante brasileira no ranking.
Ao lado de figuras proeminentes como Úrsula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, e ícones da música como Taylor Swift e Beyoncé, a Forbes ressaltou o feito de Tarciana como a primeira mulher a liderar o Banco do Brasil em seus 215 anos de história, consolidando-se como a instituição bancária mais antiga do Brasil e a segunda em toda a América Latina.
O perfil destacado pela revista enfatizou não apenas a trajetória de Tarciana no setor financeiro, mas também sua notável atuação no combate às mudanças climáticas e o papel dos bancos nessa questão global. A lista da Forbes foi compilada com base em quatro métricas principais: recursos financeiros, visibilidade na mídia, impacto e esfera de influência.
Em resposta ao reconhecimento, a presidente do Banco do Brasil expressou sua alegria e a importância da inclusão na lista das mulheres mais poderosas do mundo. Tarciana enfatizou a oportunidade proporcionada pelo presidente Lula ao nomeá-la e agradeceu aos acionistas do banco por acreditarem na conciliação entre uma atuação comercial e uma atuação pública.
A lista da Forbes destaca mulheres notáveis de diversas áreas, incluindo política, economia, sociedade, arte e esportes. Confira a relação completa abaixo.
Mulheres mais poderosas do mundo em 2023 segundo a Forbes
- Ursula von der Leyen
- Christine Lagarde
- Kamala Harris
- Giorgia Meloni
- Taylor Swift
- Karen Lynch
- Jane Fraser
- Abigail Johnson
- Mary Barra
- Melinda Gates
- Julie Sweet
- Kristalina Georgieva
- MacKenzie Scott
- Gail Bourdreaux
- Emma Walmsley
- Ruth Porta
- Safra Catz
- Ana Patrícia Botín
- Carol Tomé
- Sandy Ran Xu
- Kathryn McLay
- Sara London
- Amy Hood
- Tarciana Medeiros
- Laurene Powell
- Catherine MacGregor
- Janet Yellen
- Gwynne Shotwell
- Phebe Novakovic
- Tsai Ing-wen
- Oprah Winfrey
- Nirmala Sitharaman
- Ho Ching
- Thasunda Brown Duckett
- Marianne Lake, Jennifer Piepszak
- Beyoncé
- Shari Redstone
- Kathy Warden
- Dana Walden
- Amanda Blanc
- Susan Li
- Marguerita Della Valle
- Adena Friedman
- MaryCallahan
- Lynn Martin
- Sheik Hasina Wajed
- Sir Mulyani Indrawati
- Gina Rinehart
- Lisa Su
- Vick Hollub