O Itaú Unibanco (ITUB4) divulgou que suas subsidiárias celebraram um acordo formal de compra e venda de ações com o Banco Macro. Por meio desse acordo, o Itaú Unibanco irá vender todas as ações que possui no Banco Itaú Argentina e suas subsidiárias (BIA).

Após cumprir certas condições e obter aprovações regulatórias na Argentina, o Itaú Unibanco receberá aproximadamente R$ 250 milhões do Banco Macro quando a transação for concluída. Esse valor será ajustado pelo desempenho financeiro líquido do BIA entre 1º de abril de 2023 e a data de fechamento.

O Itaú Unibanco prevê que essa transação terá um impacto negativo não recorrente de cerca de R$ 1,2 bilhão em seus resultados, o qual será reconhecido no fechamento da transação. Por outro lado, o impacto líquido no capital CET I do Itaú Unibanco será insignificante, de acordo com o comunicado da instituição.

Após a conclusão desse negócio, o Itaú Unibanco continuará a servir seus clientes corporativos locais e regionais, assim como clientes individuais nos segmentos de wealth e private banking, através de suas operações internacionais.

O Itaú Unibanco também planeja submeter um pedido para abrir um escritório de representação na Argentina, sujeito à aprovação das autoridades regulatórias no Brasil e na Argentina. Esse escritório conduzirá atividades permitidas por sua licença e pelo acordo de compra e venda.

Veja também:
FMI e Argentina chegam a acordo para renegociar dívida