Zamp (ZAMP3): SouthRock aceita proposta pela marca Starbucks
A Zamp (ZAMP3) está prestes a ampliar seu portfólio com a inclusão da Starbucks. A empresa, que já opera Burger King e Popeyes no Brasil, comunicou ao mercado que a SouthRock aceitou sua proposta indicativa para adquirir os ativos da Starbucks no país. Com uma dívida de R$1,8 bilhão, a SouthRock entrou com pedido de […]

A Zamp (ZAMP3) está prestes a ampliar seu portfólio com a inclusão da Starbucks. A empresa, que já opera Burger King e Popeyes no Brasil, comunicou ao mercado que a SouthRock aceitou sua proposta indicativa para adquirir os ativos da Starbucks no país.
Com uma dívida de R$1,8 bilhão, a SouthRock entrou com pedido de recuperação judicial em novembro. Anteriormente, a empresa foi proprietária da marca Starbucks no Brasil, de 2018 a 2023.
Além da Starbucks, o portfólio da SouthRock incluía as lanchonetes Subway, os restaurantes TGI e o centro comercial de gastronomia italiana Eataly, sendo este último vendido recentemente para um fundo de pessoas físicas. Embora a operação do Subway tenha sido avaliada pela Cacau Show, as negociações perderam força.
Agora, a Zamp iniciará uma diligência nos ativos da Starbucks Brasil para avaliar seu interesse de aquisição e apresentar uma oferta vinculante.
Operação precisa ser concluída até o final do mês
No dia 11 de abril, a Zamp anunciou que as conversas com a Starbucks estavam em estágio avançado, alimentando especulações sobre sua possível escolha para adquirir as operações brasileiras da famosa cadeia de cafeterias. No entanto, era necessário chegar a um acordo com a SouthRock, que atualmente operava a marca no país.
A conclusão das negociações é urgente, pois até o final deste mês a SouthRock perderá o direito de utilizar a marca Starbucks. Atualmente, a masterfranqueadora possui 140 cafeterias Starbucks, embora a SouthRock tenha fechado 50 lojas nos últimos meses.
Caso a negociação entre Zamp e Starbucks seja bem-sucedida, espera-se que o contrato seja do tipo operador único, o que implica que as lojas não poderão ser vendidas a franqueados. A Zamp será responsável pela operação das lojas e pelo pagamento de royalties à matriz.