A XP Investimentos divulgou na terça-feira (2), sua carteira de ações para o mês de janeiro de 2024. Mantendo a tradição de apresentar recomendações robustas, os analistas da XP optaram por manter pesos pesados do Ibovespa, como a Vale (VALE3) e o Itaú (ITUB4), porém, surpreenderam ao retirar a Petrobras (PETR4) da carteira.

Destaques da carteira de ações XP para janeiro

1. Substituição Estratégica: Petrobras dá lugar à São Martinho (SMTO3)

A XP justificou a retirada da Petrobras, substituindo-a pela São Martinho (SMTO3), devido aos “melhores indicadores de produtividade que devem levar a uma maior diluição de custos, forte momentum nos lucros olhando para frente; e uma perspectiva de oferta e demanda de açúcar ainda apertada”. A análise foi assinada por Fernando Ferreira, Estrategista-Chefe e Head do Research, e Jennie Li, Estrategista de Ações.

2. Outras mudanças na carteira

Outra modificação notável foi a saída da Rumo (RAIL3), dando espaço para a entrada da Iguatemi (IGTI11). Os analistas justificaram a decisão, destacando uma “combinação positiva de aumento das taxas de ocupação e inadimplência líquida significativamente sob controle como um ponto positivo para a expansão de margens.”

3. Critérios estratégicos para a carteira XP

A XP reforçou seus critérios estratégicos ao compor a carteira, destacando quatro pilares:

  • Visão de longo prazo
  • Diversificação setorial
  • Ações com valuation atrativos
  • Nomes com boas perspectivas de crescimento

A XP ressalta que a carteira, composta por 10 papéis, é revisada mensalmente pelos analistas, visando superar o desempenho do Ibovespa a longo prazo.

Por que a Petrobras deixou a carteira?

Os analistas da XP justificaram a retirada da Petrobras devido aos receios dos investidores sobre um cenário mais negativo para os preços do petróleo em 2024. Ressaltaram os riscos de cotações pressionadas no primeiro semestre, citando fatores como o crescimento da oferta de países fora da OPEP e a desaceleração da demanda global.

São Martinho e Iguatemi em foco

A entrada da São Martinho foi baseada na expectativa de melhores produtividades e perspectivas positivas para o mercado de açúcar. A inclusão da Iguatemi, por sua vez, é justificada pelo aumento das taxas de ocupação e controle eficiente da inadimplência, favorecendo a expansão de margens.

Ações em Destaque para Janeiro no Ibovespa

Além das mudanças estratégicas, a XP destacou algumas ações em particular:

  • Equatorial (EQTL3): A XP destaca a EQTL3 como Top Pick no setor elétrico, apontando sua performance sólida em dezembro.
  • Itaú Unibanco (ITUB4): As ações do Itaú tiveram uma ascensão de 8,4% em dezembro, impulsionadas por resultados fortes e perspectivas positivas para 2024.
  • Vale (VALE3): A XP espera que os preços mais altos do minério de ferro permaneçam em janeiro, destacando o desconto atraente da Vale em relação a seus pares.

Vivara (VIVA3): uma das preferências para 2023

A XP encerra a divulgação da carteira ressaltando a Vivara (VIVA3) como uma das preferências para 2023 no varejo brasileiro. Destacam cinco pilares que sustentam sua visão construtiva, incluindo a resiliência em meio a um cenário macro desafiador e a liderança esperada na consolidação do mercado.