Dando sequência aos seus esforços para regularizar a inadimplência com proprietários dos imóveis onde mantém operações, a WeWork fechou um novo acordo com o fundo imobiliário Valora Renda Imobiliária (VGRI11). 

Vale lembrar que o VGRI11 havia movido uma ação de despejo contra a empresa após não receber os aluguéis referentes ao período de maio a setembro. O fundo é proprietário de um edifício localizado na Avenida Paulista, um dos endereços corporativos mais tradicionais de São Paulo.

Conforme o acordo firmado, a empresa de espaços de coworking pagará os valores atrasados em 12 parcelas mensais, com a primeira prestação, acrescida de multa e correção monetária, vencendo em novembro deste ano.

Além disso, os termos incluem uma antecipação da revisional do contrato para outubro de 2024, com o valor nominal do aluguel sendo reajustado para patamares de mercado, adequados à localização e à qualidade do imóvel, conforme comunicado do fundo.

A WeWork, no entanto, obteve um desconto temporário e decrescente sobre o novo valor ajustado, que será válido pelos próximos 30 meses.

Em comunicado, o fundo VGRI11 informou ao mercado que “o aluguel do primeiro período, com início de pagamento em 17 de outubro de 2024 e com o desconto aplicado, representa um valor 6% menor do que o anteriormente pago sob as condições contratuais vigentes”, disse. 

Outros acordos da WeWork

O Valora Renda Imobiliária (VGRI11) não é o único fundo imobiliário da B3 a firmar um acordo com a WeWork para resolver questões de inadimplência, mas os termos negociados variam entre os FIIs. Veja alguns exemplos:

Vinci Offices (VINO11):
O VINO11 garantiu uma quitação integral e imediata dos aluguéis em atraso, sem opção de parcelamento e com aplicação de multas. Além disso, o contrato de locação foi encerrado, e a WeWork deverá desocupar o imóvel na esquina da Rua Augusta com a Rua Oscar Freire, duas vias icônicas da capital paulista.

Rio Bravo Renda Corporativa (RCRB11):
O acordo fechado com o RCRB11 no início de outubro teve termos mais flexíveis. A WeWork irá desocupar parcialmente um imóvel localizado na Vila Madalena. A empresa continuará locando os Blocos A e B do prédio com um desconto temporário no aluguel por 12 meses, mas terá que devolver o Bloco C. Além disso, a devolução incluirá os mobiliários e benfeitorias realizadas no local, somada ao pagamento de uma multa por rescisão antecipada, que será parcelada em três prestações a serem quitadas até o final do semestre.

Gabryella Mendes

Redatora do Melhor Investimento.