Ciclone provoca estragos em Flores da Cunha e mobiliza força-tarefa na serra gaúcha; veja o vídeo
Moradores registram cenas impressionantes após o ciclone virar a rotina de Flores da Cunha de cabeça para baixo. Vinícolas, casas e pontos turísticos ficaram destruídos
Um ciclone extratropical atingiu Flores da Cunha no fim da tarde de segunda-feira (8) e espalhou destruição por diferentes regiões do município. O vento forte arrancou telhados, derrubou estruturas e interrompeu o fornecimento de energia para cerca de cinco mil moradores.
Na área urbana, o impacto atingiu pelo menos 60 casas, além do refeitório de uma escola e do hospital municipal. Vinte parreiras caíram com a força das rajadas, o que elevou a preocupação de produtores de uva às vésperas da safra. O tradicional boneco gigante do Papai Noel, instalado na entrada da cidade, também tombou.
Leia também:
Vinícolas da serra gaúcha registram prejuízos após passagem do ciclone
Três vinícolas sofreram danos. Na Terrasul, a ventania derrubou telhado, paredes e tanques metálicos usados na produção de vinho, afetando a operação em plena preparação para o verão.
Prefeitura emite alerta e orienta população a ficar em casa
O prefeito César Ulian (PP) pediu que a população evite circular pelas ruas devido a fios energizados e galhos espalhados.
“Tem muita rede elétrica no chão. Quem está em segurança, permaneça em casa”, afirmou.
A prefeitura acionou um gabinete de crise que reúne bombeiros, Brigada Militar e Defesa Civil. Lonas são distribuídas na sede da Guarda Civil Municipal, na rua Anúncio Curra, 2784, bairro União.
Equipes das secretarias de Agricultura e Obras liberam acessos rurais e, até o momento, não há estradas bloqueadas. A Defesa Civil estadual registrou ocorrências em outras nove cidades, incluindo Antônio Prado, Farroupilha, Lajeado, Nova Pádua e Teutônia. Em Estrela, no Vale do Taquari, o telhado de um galpão voou e rompeu a rede de energia da comunidade de Linha São Jacó Bainha.
A previsão indica novos temporais nesta terça-feira (9), o que mantém a região em alerta.
Veja o vídeo do estrago causado pelo ciclone que atingiu Flores da Cunha-RS
Achou este conteúdo útil? Siga o Melhor Investimento nas redes sociais e continue acompanhando: