A WEG (WEGE3), fabricante de motores elétricos, e a Petrobras (PETR4) estabeleceram uma parceria estratégica para criar um aerogerador onshore de 7 Megawatts (MW) no Brasil, o primeiro de seu tipo no país. 

As duas empresas anunciaram nesta quarta-feira (13) uma parceria para desenvolver um gerador de energia eólica de 7MW. Quando estiver pronto, será o aerogerador mais potente já construído no Brasil. Para tanto, a Petrobras vai investir R$ 130 milhões ao longo dos próximos 25 meses no projeto, que já vinha sendo conduzido pela Weg antes do anúncio da parceria.

De acordo com um comunicado, o acordo inclui o desenvolvimento de tecnologias para produzir os componentes do aerogerador adaptados às condições de vento no Brasil, além da construção e testes de um protótipo, com benefícios técnicos e comerciais para a Petrobras. Se o projeto transcorrer conforme o previsto, a produção em série do aerogerador onshore (para fazendas eólicas em terra) começará em 2025.

“Além de contribuir para a expansão da energia eólica onshore no país através do desenvolvimento do aerogerador de 7 MW, esta parceria também inclui a avaliação conjunta da cadeia de fornecimento e logística para a geração de energia eólica offshore no Brasil”, afirma o comunicado.