A Visa (VISA34) deu um grande passo na promoção da inovação ao anunciar, na última segunda-feira (2), um fundo de investimento no valor de US$ 100 milhões. Esses recursos serão destinados a startups especializadas em inteligência artificial generativa, consolidando a empresa financeira como mais um nome relevante na crescente lista de investidores que estão explorando esse campo.

A inteligência artificial (IA) tornou-se uma palavra-chave nos círculos de tecnologia, impulsionada em parte pela popularidade do chatbot ChatGPT, e grandes gigantes da tecnologia como Microsoft e Alphabet (controladora do Google) têm direcionado seus recursos para esse setor em crescimento.

Jack Forestell, diretor de produtos e estratégia da Visa, enfatizou a relevância da inteligência artificial generativa, observando que, embora até agora tenha sido amplamente empregada na realização de tarefas e na criação de conteúdo, ela também está prestes a causar mudanças significativas no comércio, transformando a maneira como as transações e os negócios são conduzidos.

A IA generativa é uma tecnologia que cria conteúdo completamente novo, baseando-se em seu aprendizado a partir de dados anteriores, abrindo portas para inovações e oportunidades em vários setores. Com esse fundo de investimento, a Visa demonstra seu compromisso com a vanguarda tecnológica e o estímulo ao desenvolvimento de soluções inovadoras pensando no futuro do comércio e na interação humana com a tecnologia.