Vendas de Iphone desabam 24% na China; veja os motivos
As vendas do Iphone, produzido pela Apple Inc. (NASDAQ:AAPL), registraram uma queda de 24% em 2024 no país asiático, considerado o principal mercado de smartphones do mundo. A gigante tecnológica tem enfrentado dificuldades para sustentar sua posição diante da intensa concorrência e, atualmente, encontra-se em quarto lugar em participação de vendas no mercado chinês. A […]

As vendas do Iphone, produzido pela Apple Inc. (NASDAQ:AAPL), registraram uma queda de 24% em 2024 no país asiático, considerado o principal mercado de smartphones do mundo. A gigante tecnológica tem enfrentado dificuldades para sustentar sua posição diante da intensa concorrência e, atualmente, encontra-se em quarto lugar em participação de vendas no mercado chinês.
A informação é da empresa de pesquisas Counterpoint, que aponta a popularidade crescente da chinesa Huawei como um dos principais motivos para esse panorama. Segundo o analista Mengmeng Zhang, “a Apple enfrentou a forte concorrência da Huawei, ao mesmo tempo que foi pressionada por preços agressivos de empresas como Oppo, Vivo e Xiaomi”.
Além disso, a Counterpoint ainda destaca que há uma tendência dos consumidores em prolongar o uso de modelos mais antigos antes de efetuar a troca por um dispositivo novo. “Embora o iPhone 15 seja um um ótimo aparelho, ele não tem atualizações significativas em relação à versão anterior, então os consumidores se sentem bem em manter os iPhones da geração mais antiga por enquanto”, complementa Mengmeng.
O expressivo crescimento da Huawei
Na contramão da Apple, a multinacional Huawei Technologies registrou um crescimento de 64% nas suas vendas em 2024, comparando em ao ano anterior.
O resultado foi impulsionado pela alta procura por sua série de smartphones Mate 60. A Huawei garantiu o segundo lugar no mercado da China, com uma participação de vendas de 17%.
Vale enfatizar que a multinacional já foi reconhecida como o maior player global de smartphones em volume de vendas em 2020, além de ter sido considerada a única concorrente significativa da Apple na China em termos de dispositivos de última geração. Contudo, após sanções norte-americanas naquele mesmo ano, a Huawei perdeu competitividade devido à ausência de suporte para 5G, levando os consumidores chineses a migrarem para os iPhones.