Vale (VALE3) finaliza descaracterização de barragem em MG
Este marco significa que 53% do programa de eliminação de barragens a montante da mineradora foi concluído, um projeto que foi lançado após os rompimentos das barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019), que juntos resultaram em cerca de 300 mortes.

A Vale (VALE3) anunciou ao mercado nesta sexta-feira (11) a conclusão da descaracterização do Dique 1A, parte do Sistema Conceição, em Itabira, no estado de Minas Gerais.
Este marco significa que 53% do programa de eliminação de barragens a montante da mineradora foi concluído, um projeto que foi lançado após os rompimentos das barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019), que juntos resultaram em cerca de 300 mortes em Minas Gerais.
A mineradora informou que “a partir de agora, a descaracterização passará pelo processo de avaliação e validação dos órgãos competentes”, comunicou a Vale sobre o Dique 1A.
“As ações previstas no plano de recuperação ambiental da área estão em andamento”, acrescentou.
No final de setembro, a Vale também anunciou a conclusão da descaracterização do Dique 1B, sendo essa a 15ª estrutura eliminada de um total de 30 barragens a montante que integram o programa.
Vale informa saída de vice-presidente de Soluções de Minério de Ferro
Nesta semana, a companhia também anunciou a saída de Marcello Spinelli do cargo de vice-presidente executivo de Soluções de Minério de Ferro.
Essa é a primeira grande mudança na diretoria sob a liderança do novo presidente-executivo da mineradora, Gustavo Pimenta.
Rogério Nogueira, atual diretor de Desenvolvimento de Produtos e Negócios, assumirá o cargo interinamente a partir de hoje (09), permanecendo até 31 de dezembro. A Vale não divulgou os motivos para a saída de Spinelli.
Marcello Spinelli ingressou na Vale em 2002, trabalhando na área de logística e, em 2011, foi nomeado presidente da VLI Logística.
Em maio de 2019, assumiu o cargo de vice-presidente executivo de Ferrosos, desempenhando um papel fundamental na retomada das operações de minério de ferro em um momento desafiador para a empresa.
“Ele (Marcello) também desempenhou papel relevante no posicionamento da Vale como uma parceira preferencial de clientes em suas trajetórias de descarbonização. A Vale agradece ao Marcello pela dedicação e pelos resultados alcançados durante sua gestão”, disse a mineradora em comunicado na CVM.
Especulações sobre a saída de Spinelli
Segundo informações da Reuters, uma fonte com conhecimento do assunto revelou que a saída de Marcello Spinelli foi a primeira grande mudança decidida pelo novo presidente da Vale, Gustavo Pimenta, que assumiu o cargo no início deste mês.
Ainda de acordo com a fonte, Pimenta considera que a área comercial da Vale necessita de mudanças, com o objetivo de estabelecer um relacionamento “muito mais forte com os clientes”.
A fonte, que preferiu permanecer anônima, afirmou que “uma nova dinâmica comercial vai ser implantada na companhia”, sem fornecer mais detalhes.