EUA decide manter taxa de juros após sequência de altas
Após reunião encerrada nesta quarta-feira (14), o Federal Reserve (FED) divulgou que decidiu manter a taxa de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, seguindo no intervalo entre 5% e 5,25%, maior patamar desde 2007. A decisão foi unânime e já era esperada pelo mercado. Em seu comunicado, o FED observou que os indicadores […]

Após reunião encerrada nesta quarta-feira (14), o Federal Reserve (FED) divulgou que decidiu manter a taxa de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, seguindo no intervalo entre 5% e 5,25%, maior patamar desde 2007. A decisão foi unânime e já era esperada pelo mercado.
Em seu comunicado, o FED observou que os indicadores recentes sugerem um crescimento econômico contínuo, porém modesto. Houve ganhos significativos no emprego nos últimos meses, com uma taxa de desemprego baixa. No entanto, a inflação permanece alta.
O órgão regulador também explicou que a decisão de manter a taxa de juros estável nesta reunião permite uma análise mais aprofundada das informações adicionais e suas implicações para a política monetária.
Por fim, o comunicado do banco também ressalta que, ao determinar o nível adicional de endurecimento da política monetária necessário para alcançar a meta de 2% de inflação ao longo do tempo, o FED considerará o impacto cumulativo das medidas já implementadas, bem como atrasos na resposta da atividade econômica e inflação, levando em conta fatores econômicos e financeiros.
Veja também:
Inflação no Brasil: como o aumento dos preços impacta a economia individual