O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda de 2025 será depositado no dia 30 de maio, mesma data que marca o fim do prazo para envio das declarações à Receita Federal. Até às 17h da última terça-feira (13), cerca de 23,4 milhões de declarações haviam sido entregues, pouco mais da metade da projeção total de 46 milhões , feita pelo Fisco.

Cronograma dos pagamentos da restituição

A Receita Federal manteve o calendário tradicional de liberação das restituições, distribuído ao longo de cinco lotes. Confira as datas:

  • 1º lote: 30 de maio de 2025
  • 2º lote: 30 de junho de 2025
  • 3º lote: 31 de julho de 2025
  • 4º lote: 29 de agosto de 2025
  • 5º lote: 30 de setembro de 2025

Leia também:

Quem recebe primeiro?

A ordem de prioridade segue critérios estabelecidos por lei e foi reforçada pela Receita. Veja a sequência de preferência:

  1. Idosos com 80 anos ou mais
  2. Pessoas com 60 anos ou mais, contribuintes com deficiência ou com doenças graves
  3. Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério
  4. Quem utilizou a declaração pré-preenchida e indicou chave Pix
  5. Demais contribuintes

Vale destacar que os contribuintes que optam pela declaração pré-preenchida e informam a chave Pix têm prioridade dentro do seu grupo.

O que pode ser deduzido no IR 2025

Das declarações já recebidas, 67,1% têm direito à restituição, enquanto 18,2% apresentam imposto a pagar. Outros 14,8% não terão valores a pagar nem a receber.

Despesas médicas

Entre os principais itens que garantem abatimentos no Imposto de Renda estão os gastos com saúde. Não há teto para deduções médicas, desde que os valores sejam devidamente comprovados com recibos ou notas fiscais. São considerados dedutíveis os pagamentos a médicos, clínicas, hospitais, planos de saúde, dentistas, laboratórios, exames, próteses dentárias e aparelhos ortopédicos.

Educação e dependentes

No caso das despesas com educação, o limite anual por pessoa em 2025 é de R$ 3.561,50. É possível abater gastos com: Creche e pré-escola; Ensino fundamental, médio, técnico e superior; Pós-graduação, como mestrado e doutorado. Já o valor da dedução por dependente permanece em R$ 2.275,08 por ano, desde que o dependente seja financeiramente sustentado pelo contribuinte.

Previdência privada: atenção ao tipo de plano

Quem contribui para previdência privada pode deduzir valores no modelo completo da declaração, desde que tenha um plano do tipo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). O limite de dedução é de 12% da renda bruta anual. Contribuições ao plano VGBL não são dedutíveis, pois são tratadas como aplicações financeiras.

Outras deduções permitidas

Profissionais autônomos também podem deduzir despesas relacionadas ao exercício da profissão, desde que informadas no livro-caixa. Exemplos incluem:

  • Aluguéis;
  • Conta de água;
  • Conta de energia elétrica;
  • Conta de telefone,

Também entram na lista gastos com advogados, contadores, taxas condominiais e IPTU pagos em imóveis alugados, desde que abatidos dos valores recebidos com aluguel.

Gostou deste conteúdo? 
Siga o Melhor Investimento nas redes sociais: Instagram | Linkedin

Lucas Machado

Redator e psicólogo com mais de 3 anos de experiência na produção de artigos e notícias sobre uma ampla gama de temas. Suas áreas de interesse e expertisse incluem previdência, seguros, direito sucessório e finanças, em geral. Atualmente, faz parte da equipe do Melhor Investimento, abordando uma variedade de tópicos relacionados ao mercado financeiro.