A Receita Federal negou que irá cobrar impostos de adultos que moram com os pais a partir de 2026. A informação falsa circula nas redes sociais e tenta relacionar a suposta medida a uma instrução normativa do órgão.

Segundo nota oficial, “isso não existe, nem faz o menor sentido”. O boato associa a cobrança ao Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), criado para regulamentar o compartilhamento de informações entre cartórios, sem impacto direto sobre contribuintes que residem com familiares.

Crescimento da “geração canguru” reforça debate

O tema ganhou repercussão em um momento em que mais brasileiros permanecem na casa dos pais. Uma pesquisa da Kantar IBOPE Media revelou que a chamada “geração canguru” (adultos entre 25 e 34 anos que ainda não deixaram o lar dos pais) cresceu 137% entre 2012 e 2022.

O levantamento também mostrou aumento de 69% no número de pessoas entre 20 e 34 anos que começaram ou retomaram a faculdade no mesmo período.

Receita Federal alerta para desinformação

A Receita Federal reforça que as fake news parecem ser impulsionadas por perfis políticos de oposição ao governo e recomenda que os contribuintes desconfiem de informações que não tenham fundamento. O órgão pede que as pessoas busquem sempre canais oficiais para esclarecer dúvidas.

Achou este conteúdo útil?
Siga o Melhor Investimento nas redes sociais:  Instagram | Facebook | Linkedin

Pedro Gomes

Jornalista formado pela UniCarioca, com experiência em esportes, mercado imobiliário e edtechs. Desde 2023, integra a equipe do Melhor Investimento.