Presidente Lula destaca importância da transposição do São Francisco para o Nordeste
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quinta-feira (4), da inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) de Ipojuca e do trecho Belo Jardim – Caruaru da Adutora do Agreste de Pernambuco, em Arcoverde (PE), onde fez um discurso enfatizando a importância das obras de transposição do Rio São Francisco para […]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quinta-feira (4), da inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) de Ipojuca e do trecho Belo Jardim – Caruaru da Adutora do Agreste de Pernambuco, em Arcoverde (PE), onde fez um discurso enfatizando a importância das obras de transposição do Rio São Francisco para a região Nordeste.
Lula reiterou sua prioridade em atender à população mais pobre do país. Destacando que seu terceiro mandato no Palácio do Planalto tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida dos brasileiros mais necessitados. Ele criticou a ganância de alguns indivíduos ricos que não contribuem para ajudar os menos favorecidos, expressando preocupação com a desigualdade social.
A Adutora do Agreste, considerada o maior sistema integrado de adutoras de abastecimento humano do país, é parte fundamental dessas obras. Quando todo o projeto estiver concluído, serão 1,5 mil quilômetros de adutoras que levarão 4 mil litros por segundo de água da transposição do São Francisco para abastecimento da região do agreste pernambucano.
Transposição São Francisco avanços significativos para a população
Com a inauguração da Estação Elevatória, serão nove. O sistema de abastecimento expandirá para atender 615 mil pessoas, em comparação com as 190 mil atuais. A estação elevatória inaugurada nesta quinta faz parte da primeira de duas etapas do projeto. Este que tem o objetivo de beneficiar 23 cidades e 1,3 milhão de pessoas. A conclusão está prevista para 2026, último ano do governo Lula.
Lula também elogiou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), destacando a importância da colaboração entre o governo federal e os estados. Independentemente dos partidos políticos dos governadores. Ele fez um aceno ao Congresso Nacional e ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), reconhecendo a importância da colaboração política para o avanço de projetos importantes.
Além disso, Lula expressou preocupação com a disseminação de fake news por parte de seus adversários políticos. Reforçando a importância da verdade e criticando o uso indevido do nome de Deus nesse contexto.