Perspectiva de demanda chinesa faz preços do minério de ferro caírem
Nesta terça-feira (10), os preços futuros do minério de ferro registraram uma queda significativa, refletindo as preocupações com a demanda mais fraca por aço na China. O contrato de referência para outubro na Bolsa de Cingapura caiu 1,17%, para 90,7 dólares por tonelada. Da mesma forma, o contrato de janeiro na Bolsa de Mercadorias de […]

Nesta terça-feira (10), os preços futuros do minério de ferro registraram uma queda significativa, refletindo as preocupações com a demanda mais fraca por aço na China. O contrato de referência para outubro na Bolsa de Cingapura caiu 1,17%, para 90,7 dólares por tonelada. Da mesma forma, o contrato de janeiro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) encerrou o dia com um recuo de 0,07%, a 675 iuanes (94,79 dólares) por tonelada.
Os preços do minério de ferro estão sendo impactados pela perspectiva de uma demanda mais fraca no principal mercado consumidor global, a China. Apesar das expectativas de novos estímulos econômicos e uma oferta reduzida, o cenário econômico incerto está pressionando os preços para baixo. A consultoria Mysteel apontou que, embora setembro seja um período tradicionalmente forte para o consumo de aço na China, a demanda continua baixa devido a preocupações com as economias chinesa e americana.
Dados alfandegários revelam que as importações de minério de ferro pela China caíram 1,38% em agosto em comparação a julho e 4,73% em relação ao ano anterior. Esta queda é atribuída à redução no apetite dos compradores, impulsionada pela baixa nos preços do aço e pela incerteza econômica. A redução nas importações reflete um ajuste no mercado, à medida que os consumidores e investidores avaliam o impacto das condições econômicas atuais.
A economia chinesa enfrenta uma série de desafios, incluindo uma desaceleração prolongada no setor imobiliário, altos níveis de desemprego e questões relacionadas à dívida. Em agosto, a inflação ao consumidor na China acelerou para o ritmo mais rápido em seis meses, enquanto a deflação dos preços ao produtor se agravou. Esses dados econômicos fracos estão aumentando a pressão sobre o governo chinês para adotar novas políticas econômicas a fim de estimular o crescimento e estabilizar a economia.
O volume total de embarques de minério de ferro para destinos globais caiu 10,8% na semana de 2 a 8 de setembro, totalizando 25,8 milhões de toneladas, de acordo com dados da Mysteel. Este declínio encerra uma sequência de três semanas de aumento nas exportações. Por outro lado, os estoques de minério de ferro nos portos da China diminuíram 0,2% em relação à semana anterior, atingindo 150,5 milhões de toneladas, conforme dados da Steelhome. A dinâmica dos estoques e embarques é uma parte crucial da equação, refletindo as condições de oferta e demanda no mercado global.