A Petrobras (PETR4) realizou a venda de sua participação na Brentech Energia para a Enegen Participações por R$ 10,6 milhões, em consonância com sua estratégia de descarbonização e otimização do portfólio termelétrico.

A transação envolveu a venda de 30% das ações da Brentech Energia, responsável pela operação de uma usina térmica em Goiás, para a Enegen Participações. Após a conclusão do negócio, a Enegen passou a deter 100% das ações da Brentech Energia. O pagamento foi feito à vista, sem condições precedentes a serem cumpridas.

A venda está alinhada à estratégia da Petrobras de descarbonização das operações e priorização de investimentos em usinas termelétricas a gás natural com alta eficiência. A usina térmica em questão, movida a óleo diesel, não se encaixa na estratégia de migração e redução das emissões de carbono da empresa.

A Brentech Energia opera a usina térmica (UTE) Goiânia, localizada em Aparecida de Goiânia (GO), com uma capacidade instalada de 145 MW (megawatts). Por ser uma participação minoritária, a Brentech Energia não conta com empregados da Petrobras na operação da térmica.

Julia Peres

Redatora do Melhor Investimento.