Mais da metade dos brasileiros diz que Lula não merece 2º mandato, segundo pesquisa

Mais da metade dos brasileiros acredita que, atualmente, prestes a completar um ano e meio em seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva  não deveria ser reeleito para mais um mandato à frente do Palácio do Planalto. Segundo uma pesquisa divulgada pela Genial/Quaest nesta segunda-feira (13), 55% dos entrevistados declaram-se contrários a […]

imagem do autor
Última atualização:  13 de maio, 2024 às 09:43
Mais da metade dos brasileiros diz que Lula não merece 2º mandato, segundo pesquisa Mais da metade dos brasileiros diz que Lula não merece 2º mandato, segundo pesquisa

Mais da metade dos brasileiros acredita que, atualmente, prestes a completar um ano e meio em seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva  não deveria ser reeleito para mais um mandato à frente do Palácio do Planalto.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Genial/Quaest nesta segunda-feira (13), 55% dos entrevistados declaram-se contrários a um novo mandato para Lula. De acordo com o levantamento, 42% apoiam a reeleição do petista, enquanto 3% não souberam ou não responderam.

A pesquisa da Quaest também revela que Lula mantém um forte apoio entre os eleitores do Nordeste – a única região do país onde o presidente é aprovado pela maioria da população. Nessa região, 60% defendem um novo mandato para o petista, enquanto 38% rejeitam essa ideia.

No Sudeste, que é a região do Brasil onde o presidente enfrenta maior resistência, 63% dos entrevistados são contrários a um segundo mandato consecutivo para Lula, enquanto apenas 33% apoiam a reeleição.

No Sul do país, 59% dos entrevistados se opõem à reeleição de Lula, enquanto 39% a apoiam. Na média das regiões Centro-Oeste e Norte, 58% são contra um novo mandato do presidente, enquanto 37% afirmam apoiar uma nova chance para Lula.

Nomes cotados como fortes adversários

Conforme o estudo conduzido pela Quaest, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro surgem como os principais nomes do campo oposicionista para um possível embate contra Lula nas eleições de 2026, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível, permaneça impedido de concorrer.

De acordo com a pesquisa, Michelle é considerada a melhor opção por 28% dos eleitores, enquanto Tarcísio obtém 24%. Dada a margem de erro do levantamento, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico entre os dois.

Além de Tarcísio e Michelle, os eleitores também mencionaram o governador do Paraná, Ratinho Júnior, com 10%; o de Minas Gerais, Romeu Zema, com 7%; e o de Goiás, Ronaldo Caiado, com 5%. Uma parcela de 26% dos entrevistados não soube ou não respondeu.

Ao se concentrar apenas nos eleitores de Jair Bolsonaro, o nome de Michelle ganha ainda mais destaque. Entre eles, 41% preferem a ex-primeira-dama como alternativa contra Lula, enquanto 33% mencionam Tarcísio. Ratinho obteve 7%, enquanto Caiado e Zema obtiveram 5% cada.

A pesquisa da Genial/Quaest entrevistou 2.045 eleitores presencialmente, no período de 2 a 6 de maio de 2024. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%.