Liberação de voos comerciais na base aérea de canoas alivia crise no Rio Grande do Sul (RS)
Os voos comerciais na base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul (RS), devem ser liberados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a partir de terça-feira (21). A Fraport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre, conseguiu viabilizar o início das operações em Canoas, uma vez que o aeroporto […]

Os voos comerciais na base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul (RS), devem ser liberados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a partir de terça-feira (21). A Fraport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre, conseguiu viabilizar o início das operações em Canoas, uma vez que o aeroporto de Porto Alegre está completamente alagado e interditado por tempo indeterminado.
De acordo com a emissora, a venda de passagens aéreas deve começar a qualquer momento. O governo do Rio Grande do Sul deve anunciar oficialmente a liberação ainda nesta segunda-feira (20). A base aérea de Canoas funcionará como alternativa ao aeroporto de Porto Alegre, com toda a operação sendo conduzida pela própria Fraport. A companhia está instalando equipamentos de raio-x e escadas para acesso dos passageiros às aeronaves.
Esta medida surge em resposta à tragédia climática que vem assolando o estado desde o fim de abril, causando enchentes e deixando várias cidades em estado de emergência. A Defesa Civil informou que o número de mortos no Rio Grande do Sul subiu para 157, com 88 pessoas desaparecidas e 806 feridos. O nível das águas do lago Guaíba, em Porto Alegre, voltou a subir, chegando a 4,32 metros nesta segunda-feira (20).
Além disso, as fortes chuvas também causaram enchentes em Santa Catarina. Isso resultou no registro de mais de 650 desabrigados e na ocorrência de estragos em pelo menos 24 municípios do estado.