Os voos comerciais na base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul (RS), devem ser liberados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a partir de terça-feira (21). A Fraport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre, conseguiu viabilizar o início das operações em Canoas, uma vez que o aeroporto de Porto Alegre está completamente alagado e interditado por tempo indeterminado.

De acordo com a emissora, a venda de passagens aéreas deve começar a qualquer momento. O governo do Rio Grande do Sul deve anunciar oficialmente a liberação ainda nesta segunda-feira (20). A base aérea de Canoas funcionará como alternativa ao aeroporto de Porto Alegre, com toda a operação sendo conduzida pela própria Fraport. A companhia está instalando equipamentos de raio-x e escadas para acesso dos passageiros às aeronaves.

Esta medida surge em resposta à tragédia climática que vem assolando o estado desde o fim de abril, causando enchentes e deixando várias cidades em estado de emergência. A Defesa Civil informou que o número de mortos no Rio Grande do Sul subiu para 157, com 88 pessoas desaparecidas e 806 feridos. O nível das águas do lago Guaíba, em Porto Alegre, voltou a subir, chegando a 4,32 metros nesta segunda-feira (20).

Além disso, as fortes chuvas também causaram enchentes em Santa Catarina. Isso resultou no registro de mais de 650 desabrigados e na ocorrência de estragos em pelo menos 24 municípios do estado.