O pedido de recuperação judicial da Polishop foi aprovado pela Justiça de São Paulo no fim da tarde da última segunda-feira (20).

Atualmente, a rede de varejo possui 54 lojas no Brasil, conforme informações atualizadas no site da empresa, que é controlada pelo empresário João Appolinário.

No final de 2021, antes da crise atual, a Polishop contava com quase cinco vezes esse número de lojas, totalizando 250 unidades.

Na semana passada, a Polishop protocolou o pedido de recuperação judicial na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo, devido a dívidas de R$395,6 milhões, conforme os valores mencionados na ação registrada no TJSP.

Além da dívida com os bancos, o CEO da Polishop mencionou em entrevista ao Broadcast, em abril, um endividamento de aproximadamente R$50 milhões com os shoppings centers.

Segundo Appolinário, as dificuldades financeiras enfrentadas pela companhia se devem à pandemia, ao aumento do IGP-M (índice que corrige os preços de alugueis) e à crise de crédito provocada pela Americanas (AMER3).

Com a aprovação do pedido, foram suspensas as execuções, arrestos e penhoras contra a companhia. A Polishop agora tem um prazo de 60 dias para apresentar um plano de pagamento aos credores.

Detalhes da recuperação judicial da Polishop

Nos últimos três anos, a situação da Polishop tem se deteriorado devido à queda na demanda por produtos para casa após 2021, juntamente com problemas na cadeia produtiva dos itens comercializados, que são importados da China. Além disso, a elevação da taxa Selic também impactou a companhia, assim como outras do setor.

Após a crise da Americanas, seguradoras de crédito e bancos restringiram seus recursos para empresas em dificuldade, especialmente as varejistas, o que limitou o capital de giro da marca.

Se o plano não for apresentado dentro do prazo de 60 dias, o juiz poderá decretar a falência da empresa. Com a apresentação do plano, o processo de recuperação judicial pode proceder para a assembleia para a votação dos credores, que deve acontecer no máximo 150 dias após a aprovação do pedido.