Nesta sexta-feira (22), a Secretaria da Receita Federal divulgou que 1.366.778 contribuintes foram flagrados na malha fina referente ao Imposto de Renda (IRPF 2023), ano base 2022.

Essa constatação aponta para inconsistências encontradas nas declarações feitas pelos contribuintes.

Até setembro deste ano, um total de 43.481.995 declarações foram entregues ao órgão fiscalizador.

Dentro desse contingente de declarações em malha fina, 954.814 delas têm direito a restituição de imposto, representando 70% do total. Outras 386.102 declarações (28% do total em malha) apresentam imposto a ser pago, enquanto 25.962 declarações possuem um saldo zerado de imposto a ser restituído ou pago (2%).

Principais motivos que levaram os contribuintes à malha fina do IRPF 2023

  • Deduções da base de cálculo correspondem a 58,1% das retenções, com as despesas médicas como o principal motivo, totalizando 42,3% das retenções.
  • A omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual, tanto de titulares quanto de dependentes declarados, representa 27,6% das retenções.
  • Divergências nos valores de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) entre o informado na Dirf e o declarado pelas pessoas físicas nas DIRPF correspondem a 10% das retenções.
  • Deduções do Imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar, juntamente com os valores efetivamente recolhidos, compreendem 4,3% das retenções.

Consulta ao último lote do IRPF 2023

A partir desta sexta-feira (22) os contribuintes têm a oportunidade de consultar o quinto e último lote do Imposto de Renda 2023.

Ao realizar essa verificação, eles podem verificar se há algum problema em sua declaração que está impedindo o pagamento da restituição, ou seja, se eles estão enfrentando uma situação conhecida como “malha fina”.

Para determinar se estão na malha fina, os contribuintes também têm a opção de acessar o “extrato” do Imposto de Renda através do site da Receita Federal, no serviço denominado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do Imposto de Renda, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou utilizar um certificado digital emitido por uma autoridade competente.

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.