Intel anuncia investimento de US$ 25 bilhões em nova fábrica em Israel
A Intel, uma fabricante de chips dos Estados Unidos, revelou que investirá 25 bilhões de dólares em uma nova fábrica em Israel, conforme anunciado pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu. O investimento é considerado o maior já feito por uma empresa estrangeira no país, e a fábrica será estabelecida em Kiryat Gat, tendo previsão de abertura […]

A Intel, uma fabricante de chips dos Estados Unidos, revelou que investirá 25 bilhões de dólares em uma nova fábrica em Israel, conforme anunciado pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu. O investimento é considerado o maior já feito por uma empresa estrangeira no país, e a fábrica será estabelecida em Kiryat Gat, tendo previsão de abertura para 2027 com operações planejadas até, pelo menos, 2035.
Espera-se que a fábrica gere emprego para milhares de pessoas, de acordo com informações do Ministério das Finanças de Israel. Como parte do acordo, a Intel concordou em pagar uma alíquota de imposto de 7,5%, em vez dos atuais 5%, conforme informado pelo ministério.
Ao longo de quase cinco décadas de presença em Israel, a Intel se expandiu e se tornou a maior empregadora e exportadora privada do país, além de ser líder na indústria local de eletrônicos e informação, conforme destacado no site da empresa.
Em 2017, a Intel adquiriu a Mobileye Global, uma empresa israelense especializada no desenvolvimento e implantação de sistemas avançados de assistência ao motorista, por 15 bilhões de dólares. No ano passado, a Intel abriu o capital da Mobileye.
Durante uma transmissão televisionada com seu gabinete, Netanyahu descreveu o acordo como uma “tremenda conquista para a economia israelense”, representando um investimento de 90 bilhões de shekels (25 bilhões de dólares), sendo o maior já feito por uma empresa internacional em Israel.
Veja também:
Nvidia supera US$ 1 trilhão em valor de mercado e entra no ranking empresas mais valiosas