Preços da indústria brasileira registraram crescimento em fevereiro
Após três meses de queda, os preços da indústria brasileira registraram um aumento de 0,06% em fevereiro, de acordo com o Índice de Preços ao Produtor (IPP) divulgado pelo IBGE. Este é o primeiro aumento após um período de declínio, indicando uma mudança na tendência econômica do país. O índice geral apresentou uma queda de […]
Após três meses de queda, os preços da indústria brasileira registraram um aumento de 0,06% em fevereiro, de acordo com o Índice de Preços ao Produtor (IPP) divulgado pelo IBGE. Este é o primeiro aumento após um período de declínio, indicando uma mudança na tendência econômica do país.
O índice geral apresentou uma queda de 5,16% nos últimos 12 meses, enquanto no acumulado do ano a redução foi de 0,18%. No entanto, é importante destacar que este é o primeiro fevereiro desde 2019 a registrar números negativos, quando houve um recuo de 0,30%.
Entre as 24 atividades pesquisadas, 14 apresentaram aumento nos preços, com destaque para a metalurgia, indústrias extrativas e refino de petróleo e biocombustíveis. A metalurgia teve um aumento de 2,03% em relação a janeiro, impulsionada principalmente pelo aumento dos preços dos metais não ferrosos.
Por outro lado, o setor de alimentos registrou uma queda de 1,42%, exercendo uma influência negativa significativa sobre o índice geral. Isso foi atribuído à entrada da safra da soja e do arroz, bem como ao aumento do efetivo do gado para abate, resultando em preços mais baixos para a indústria.
As indústrias extrativas também apresentaram inflação pelo terceiro mês consecutivo, com um aumento de 1,79% em fevereiro. Este setor acompanha o movimento dos preços no mercado internacional, com a depreciação do real frente ao dólar intensificando ainda mais essa tendência.
No refino de petróleo e biocombustíveis, houve um aumento de 0,74%, impulsionado principalmente pela alta no preço do álcool etílico. Os produtos derivados do petróleo, como óleo diesel e gasolina, também contribuíram para essa variação positiva.