Em setembro deste de 2023 o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) apresentou um aumento de 0,37%, marcando sua primeira elevação de preços desde março do mesmo ano. No mês de agosto anterior, havia ocorrido uma queda de preços de 0,14%. Em setembro de 2022, a redução de preços havia sido ainda mais acentuada, chegando a 0,95%.

Apesar do aumento da inflação em setembro, o IGP-M, calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), acumula taxas de deflação de 4,93% no ano e de 5,97% nos últimos 12 meses.

De acordo com André Braz, coordenador de Índices de Preços da FGV, os índices que medem os preços tanto no setor produtivo quanto no consumidor foram impactados significativamente pelo aumento dos preços dos combustíveis, ocorrido em 16 de agosto.

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que avalia os preços no atacado, registrou uma inflação de 0,41% em setembro, em contraste com a deflação de -0,17% do mês anterior. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que acompanha os preços no varejo, saiu de uma deflação de -0,19% em agosto para uma inflação de 0,27% em setembro.

Quanto ao Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), ele variou 0,24% em setembro, mantendo a mesma taxa do mês anterior.