No decorrer desta segunda-feira (12), iniciando uma semana crucial para as taxas de juros nos Estados Unidos e na Europa, o Ibovespa, índice que reflete o desempenho da bolsa de valores brasileira, começou o dia em alta por volta das 10h30. 

O índice apresentou um resultado positivo de 0,053%, atingindo 117.081,77 pontos. Nesse contexto, observou-se um aumento significativo nas ações de grandes bancos, companhias aéreas, empresas do setor de celulose e frigoríficos.

Além disso, as ações da Petrobras (PETR4) também registraram um avanço no Ibovespa, impulsionadas pela elevação da recomendação feita pelo JPMorgan sobre a empresa. Analistas mencionaram que a nova política de preços da Petrobras pode resultar no pagamento de dividendos de até 10%.

Por outro lado, houve uma queda nas ações da Vale (VALE3), siderúrgicas, petroleiras de menor porte e empresas do setor educacional. As ações de varejo apresentaram oscilação nos primeiros minutos do pregão. O dólar comercial está em alta, chegando a R$ 4,88, enquanto as taxas de juros futuros caíram em toda a curva, após o Boletim Focus projetar uma redução na inflação para 2023.

Quanto às estimativas do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, houve um aumento para 1,84%. O Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) acelerou o índice de deflação para 1,95% na primeira prévia de junho, após uma queda de 1,13% na mesma leitura de maio, de acordo com informações da FGV.

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.