A holding Itaúsa (ITSA4) confirmou nesta quarta-feira (7) a venda de 12 milhões de ações da plataforma de investimentos XP (XPBR31) por cerca de R$ 1,1 bilhão, de acordo com um comunicado relevante enviado ao mercado.

Com o objetivo de reforçar seu caixa e ampliar o nível de liquidez, a controladora do Itaú Unibanco decidiu utilizar os recursos provenientes da venda, e a decisão foi tomada apesar das demandas frequentes de acionistas por um aumento na remuneração da empresa.

A companhia também informou que a venda das ações terá um impacto positivo líquido de aproximadamente R$ 400 milhões, após a dedução de impostos, nos resultados do segundo trimestre.

Após a conclusão da operação, a Itaúsa passou a deter 23.470.985 ações da XP, correspondentes a 4,44% do capital da empresa e 1,53% do capital votante. Essa venda representa uma mudança estratégica na participação da holding na XP, mas busca fortalecer suas posições financeiras e garantir maior flexibilidade em seus investimentos futuros.

Veja também:
Itaúsa (ITSA3;ITSA4) anuncia JCP e divulga resultados do 1T23

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.