Amanda Brum, gerente-executiva de Comunicação, Marketing e Relacionamento com associados da ANBIMA, apresentou dados surpreendentes durante o Smart Summit 2024, afirmando que 54% dos usuários da internet baseiam suas decisões financeiras em indicações dos chamados “FinInfluencers”. Ela abordou os desafios e oportunidades enfrentados pelas instituições financeiras diante do crescimento notável no número de influenciadores no mercado financeiro.

A declaração foi feita na palestra intitulada “A Invasão dos FinInfluencers nas Mídias Sociais: Revolução ou Prejuízo para a Educação Financeira?”, na ocasião, Amanda enfatizou a necessidade de uma investigação mais aprofundada sobre os criadores de conteúdo na internet, ressaltando a importância de um olhar crítico para os interessados nessas informações. “A ANBIMA regula o mercado e a certificação de assessores para influenciadores. Todas as pessoas que fazem indicações de investimentos devem possuir um certificado, e é nesse sentido que a ANBIMA trabalha”, afirmou.

Brum também observou que, embora as pessoas estejam mais voltadas para investimentos de renda fixa, o destaque na internet recai sobre a renda variável, investimentos e ações. O evento também contou com a participação de Nathalia Rodrigues, empresária, escritora, orientadora financeira e fundadora da Nath Finanças, além de Silvia Belluzzo, diretora de Marketing para PMEs América Latina do TikTok.

Nathalia Rodrigues, criadora do Nath Finanças, explicou o funcionamento da educação financeira para o público de menor renda, iniciando com temas básicos como “como se livrar das dívidas” e buscando explicar para um público que possui conhecimento mais superficial.

Silvia Belluzzo, por sua vez destacou o crescimento do TikTok e a influência da plataforma nas tomadas de decisão, explicando que o TikTok não é apenas uma rede social, mas uma plataforma de conteúdo. Ela ressaltou a necessidade de regulamentação para os conteúdos publicados na plataforma e sua política.