Embraer (EMBR3) e LOT Polish Airlines firmam contrato para o Programa Pool
O acordo oferecerá à companhia aérea suporte para uma ampla gama de componentes reparáveis destinados aos três E195-E2 recentemente incorporados à sua frota, por meio de um acordo de leasing com a Azorra.

A Embraer (EMBR3) anunciou nesta quinta-feira (24) a assinatura de um contrato de longo prazo com a LOT Polish Airlines para o Programa Pool.
O acordo oferecerá à companhia aérea suporte para uma ampla gama de componentes reparáveis destinados aos três E195-E2 recentemente incorporados à sua frota, por meio de um acordo de leasing com a Azorra.
Em comunicado, a empresa de aviação destacou que a LOT é uma das maiores operadoras de E-Jets do mundo, com 47 aeronaves da fabricante brasileira em sua frota. Atualmente, o Programa Pool da Embraer presta suporte a mais de 60 companhias aéreas globalmente.
O vice-presidente de Operações Técnicas da LOT Polish Airlines, Krzysztof Krolak, comentou sobre a importância do contrato.
“Esta parceria é uma prova do nosso compromisso com a excelência e eficiência operacional, à medida que continuamos a aumentar nossa frota com as aeronaves E195-E2. Este acordo não é apenas uma continuação de nosso relacionamento de longa data com a Embraer, mas também é mais um passo na otimização das capacidades operacionais e de manutenção de nossa frota”, disse em nota.
Já o presidente da Embraer Serviços & Suporte, Carlos Naufel, ressaltou que a companhia está expandindo sua frota do E2 em conjunto com os serviços.
“A LOT foi a primeira operadora dos E-Jets, em 2004, e é uma honra seguir avançando em nossa parceria de longo prazo”, afirmou.
Desempenho da Embraer no 3T24
Esta semana, a Embraer trouxe boas notícias para o mercado ao divulgar seus dados operacionais referentes ao terceiro trimestre de 2024 (3T24), que mostraram um total de 59 aeronaves entregues.
Esse desempenho, que inclui 16 aeronaves comerciais, 41 jatos executivos e 2 C-390s, resultou em uma valorização das ações da companhia, que subiram 4,19%, alcançando R$ 49,99. A movimentação é um reflexo positivo das projeções da fabricante, que continua a trilhar o caminho para atingir suas metas para o ano.
Durante o 3T24, a Embraer entregou 59 aviões, divididos entre diferentes segmentos. As entregas de aeronaves comerciais totalizaram 16 unidades, um crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior, mas abaixo da expectativa de analistas que previam 19 unidades.
O resultado pode ser atribuído a uma maior participação dos novos modelos E2, cuja eficiência de produção ainda está se ajustando em comparação com os modelos E175, além de desafios globais na cadeia de suprimentos. As entregas de aeronaves comerciais representaram 21% do guidance para 2024, com 45% das entregas ainda previstas para o 4T24, um resultado próximo à média histórica de 44%.
Por outro lado, o segmento de aviação executiva se destacou com 41 entregas, superando a expectativa de 35 e as 28 entregas do 3T23. Esse número representa 32% das entregas esperadas para o ano, deixando 33% a serem realizados no último trimestre. Essa performance mostra que a Embraer está se consolidando como uma das principais fabricantes no segmento executivo.