A Walt Disney anunciou ao mercado nesta segunda-feira (21) a nomeação de James Gorman, do Morgan Stanley, como presidente do conselho de administração, enquanto a empresa se prepara para nomear um novo CEO para substituir Bob Iger no início de 2026. 

De acordo com a empresa, essa transição visa estruturar a sucessão na gigante de mídia e entretenimento. 

Gorman deixará seu cargo no conselho do Morgan Stanley no final de 2024 e assumirá a posição na Disney em janeiro de 2025. Com uma trajetória de 14 anos como presidente-executivo do banco, ele é reconhecido por transformar a instituição em uma referência na gestão de patrimônio. 

Além disso, o executivo liderou um processo de sucessão no Morgan Stanley que garantiu a transição para Ted Pick, mantendo no banco também os dois outros candidatos ao cargo, Andy Saperstein e Dan Simkowitz—uma abordagem rara em Wall Street.

Na Disney, Gorman já desempenha um papel estratégico desde agosto, liderando o comitê de sucessão encarregado de buscar um substituto para Iger. O atual presidente-executivo retornou ao cargo em 2022, após a saída de Bob Chapek, e teve sua aposentadoria adiada cinco vezes. 

Originalmente, Iger planejava ficar apenas dois anos após retornar da aposentadoria, mas estendeu seu mandato até 2026, com seu contrato terminando em dezembro daquele ano.

Desta maneira, Gorman sucederá Mark Parker, que deixará o conselho da Disney após nove anos. Parker, também presidente do conselho da Nike, disse que pretende concentrar-se em outras áreas de seu trabalho.

“Com sua vasta experiência, James está conduzindo habilmente o processo de busca por um novo presidente-executivo, uma das prioridades do conselho”, afirmou Parker em comunicado.

O planejamento sucessório tem sido discutido em todas as reuniões do conselho da Disney ao longo do ano fiscal de 2024, com a análise de candidatos internos e externos ainda em andamento.