Nesta quinta-feira (13), em Xangai, ocorreu a cerimônia em que a ex-presidente Dilma Rousseff assumiu a liderança do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB na sigla em inglês), também conhecido como Banco do BRICS.

A cerimônia contou com a presença do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável pela indicação de Dilma ao cargo. 

Durante seu discurso de posse, Dilma declarou que o NDB está em uma “posição única para liderar o caminho” em direção a um mundo de prosperidade e desenvolvimento compartilhado.

A ex-presidente do Brasil também falou sobre os “significativos desafios” que as economias emergentes enfrentam, tais como a desigualdade, extrema pobreza, infraestrutura inadequada e falta de acesso à educação e saúde.

Dilma, que assumiu a liderança do banco no final de março, cumprirá o restante do mandato correspondente ao Brasil na presidência rotativa até julho de 2025.

Finalidade do Banco dos BRICS

A função da entidade financeira é financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países membros da instituição.

O banco multilateral de desenvolvimento dos BRICS, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, foi estabelecido em 2015 com o objetivo de financiar projetos de infraestrutura e fomentar o desenvolvimento sustentável em economias emergentes, incluindo os próprios membros do grupo.

Ao anunciar a nomeação em março, o NDB enfatizou que Dilma Rousseff “priorizou a luta contra a pobreza” durante seu mandato (2011-2016) e continuou com os programas sociais iniciados nos dois primeiros anos de governo Lula (2003-2010), que permitiram ao Brasil sair do mapa da fome da ONU.

Jornada de Dilma como presidente do Brasil

Com formação em Economia, Dilma foi a primeira mulher a assumir a Presidência do Brasil por dois mandatos, interrompidos em 2016 por sua destituição em um processo controverso no Congresso Nacional, sob acusação de maquiar contas públicas. Este é o primeiro cargo público de destaque que ela assume desde então.

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.