Apesar do impacto da nova tarifa de Trump sobre produtos brasileiros, a maioria dos brasileiros acredita que o governo Lula conseguirá negociar um acordo com os Estados Unidos. É o que revela a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta terça-feira (15).

Segundo o levantamento, 47,9% dos entrevistados confiam na capacidade do governo brasileiro de reverter a tarifa de 50% anunciada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump. Por outro lado, 38,8% não acreditam que uma solução possa surgir por meio do diálogo. Outros 13,3% não souberam opinar.

Mesmo em meio à crise comercial, os dados revelam que a confiança na diplomacia brasileira permanece firme.

População apoia um acordo, mas cobra reação

A aposta em uma solução negociada não impede o apoio a uma resposta mais dura. A pesquisa mostra que 51,2% defendem uma retaliação comercial contra os Estados Unidos em resposta à tarifa de Trump. Outros 40,9% são contrários à ideia de retaliação.

Entre os que apoiam a reação, 51,2% sugerem o aumento de tarifas sobre produtos norte-americanos. Já 28,6% defendem a ampliação das relações comerciais com países estratégicos como a China.

Impacto econômico preocupa e tarifa é vista como injusta

A percepção sobre os efeitos econômicos da medida adotada por Trump também é majoritariamente negativa. Veja os dados:

  • 14,9% acreditam que o impacto será muito alto
  • 48,6% consideram o impacto alto
  • 30,8% esperam impacto baixo
  • Apenas 2,4% não veem efeito algum

A inflação aparece como a maior preocupação. Para 70% dos entrevistados, os preços devem subir no Brasil com a aplicação da tarifa. Apenas 6% acreditam em queda e 18% não esperam mudanças.

Gostou deste conteúdo? Siga o Melhor Investimento nas redes sociais: 

Instagram | Linkedin

Pedro Gomes

Jornalista formado pela UniCarioca, com experiência em esportes, mercado imobiliário e edtechs. Desde 2023, integra a equipe do Melhor Investimento.