Brasil e Emirados Árabes firmam acordo para impulsionar investimentos em energia renovável
Nesta terça-feira (13), o Ministério de Minas e Energia do Brasil e o Ministério de Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos firmaram um acordo com o objetivo de ampliar os investimentos em energia renovável no país. O fundo Mubadala Capital dos Emirados Árabes Unidos planeja investir R$ 12 bilhões (US$ 2,4 bilhões) na construção de uma fábrica de diesel verde e querosene de aviação sustentável na Bahia.
O novo acordo, assinado pelo ministro Alexandre Silveira, estabelece uma colaboração para o desenvolvimento conjunto e investimentos em projetos de energias renováveis, com ênfase em energia solar e eólica. Também abrange tecnologias secundárias, como armazenamento de baterias, hidroeletricidade e recuperação de energia a partir de resíduos.
Além disso, o acordo contempla a possibilidade de explorar a produção de hidrogênio verde e de baixo carbono, sendo o Brasil visto como um ator importante devido aos seus parques eólicos. O hidrogênio verde requer outra fonte de energia, geralmente a energia eólica, e pode ser armazenado e exportado para outros países.
O acordo ainda inclui a exploração em escala comercial de tecnologias de conversão de energia e projetos de descarbonização em vários setores, bem como biocombustíveis.
Veja também:
Investimentos em energia renovável irão crescer em 2023, afirma IEA