BCE reduz taxas de juros: corte de 0,25 ponto percentual e ajuste na taxa de refinanciamento
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira (12) cortar suas taxas de juros em 0,25 ponto percentual, conforme esperado. A nova taxa sobre depósitos foi estabelecida em 3,50%, enquanto a taxa de juros das principais operações de refinanciamento, conhecida como taxa “refi”, sofreu um corte mais acentuado de 60 pontos base, passando a 3,65%. […]

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira (12) cortar suas taxas de juros em 0,25 ponto percentual, conforme esperado. A nova taxa sobre depósitos foi estabelecida em 3,50%, enquanto a taxa de juros das principais operações de refinanciamento, conhecida como taxa “refi”, sofreu um corte mais acentuado de 60 pontos base, passando a 3,65%.
A redução na taxa de refinanciamento é resultado de um ajuste técnico anunciado pelo BCE meses atrás. A diferença entre a taxa de depósitos e a taxa de refinanciamento, que estava em 50 pontos base, será reduzida para 15 pontos base a partir de setembro. Esse ajuste pode estimular a atividade de empréstimos entre bancos.
- Taxa de Depósitos: Reduzida para 3,50%
- Taxa de Refinanciamento: Reduzida para 3,65%, com um corte adicional de 60 pontos base. Essa taxa determina o custo do crédito para os bancos.
- Inflação e Salários: A inflação na Europa continua alta, com salários subindo a um ritmo elevado. Contudo, as pressões sobre os custos de mão-de-obra estão começando a moderar, e os lucros das empresas estão ajudando a aliviar o impacto dos salários mais altos sobre a inflação.
- Previsões Econômicas: O BCE revisou suas projeções de crescimento econômico para a zona do euro, esperando uma expansão de 0,8% em 2024, seguida por um crescimento de 1,3% em 2025 e 1,5% em 2026. Essa revisão é ligeiramente inferior às projeções anteriores de junho, refletindo uma expectativa de demanda interna mais fraca.
O BCE também cortou as taxas em 0,25% na reunião de junho e optou por manter as taxas inalteradas na reunião de julho.